Negócios e Finanças

Como divulgar seu negócio no Pinterest Brasil

Descubra como utilizar o Pinterest para alavancar seu negócio

O Pinterest Brasil (Pinterest) é uma rede social voltada ao compartilhamento de fotos que possibilita a criação e a organização de seu portfólio de acordo com seu nicho.

Basicamente, ela é voltada para quem trabalha com marketing digital, sendo que uma divulgação e propagação de estratégias nela podem resultar em alcances significativos.

Ou seja, trata-se de uma rede muito utilizada por quem procura referências para seus projetos, seja ele no âmbito pessoal ou profissional.

Pinterest Brasil
Explore novas ideias e inspirações no Pinterest

Porém, assim como todos os apps de comunicação visual, o Pinterest também é acompanhado de suas respectivas categorias.

Mas afinal, você conhece o Pinterest? Ou melhor dizendo, o Pinterest Brasil? Continue conosco que vamos te explicar um pouco mais sobre essa rede que dá um show de bola e conhecer maneiras interessantes de impulsionar sua Marca dentro dela.

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social que se destaca pela sua proposta visual, onde os usuários podem salvar, compartilhar e descobrir insights de diversas categorias.

Fundada em 2010, nos Estados Unidos, a intenção era ajudar usuários a encontrar ideias e inspirações que permitissem com que toda e qualquer pessoa pudesse organizar e categorizar seus interesses em murais.

Um exemplo disso, seria aquele quadro de cortiça que muita gente usa como uma espécie de organizador em casa, sabe? Todavia, ao longo do tempo, essa plataforma acabou se mostrando como algo mais pertinente.

E isso porque, para um perfil profissional, o Pinterest passou a ser uma mão-na-roda para vendas, afinal, havia aí uma parceria com a Shopify.

Inclusive, saber como vincular suas contas da Shopify e do Pinterest não precisa se rum bicho-de-sete-cabeças, não é mesmo?!

Por isso, vale sempre lembrar que nesse aspecto de vendas virtuais, essa rede pode sim ser interessante, principalmente para quem não sabe nada de e-commerce.

Pinterest Brasil

O Pinterest Brasil é a versão local dessa ferramenta no país, com recursos específicos e uma comunidade ativa de usuários.

Para se ter uma ideia, o Pinterest começou a ganhar popularidade no nosso país a partir de 2012. Desde então, ele vem conquistando um público cada vez maior e diverso no país.

Além do mais, vale salientar que esse público crescente se caracteriza principalmente entre as mulheres, que representam cerca de 80% das pessoas cadastradas.

Pinterest Brasil
Rede Social de compartilhamento de fotos ideal para descobrir e organizar imagens inspiradoras.

Principais características do Pinterest Brasil

Uma das características marcantes do Pinterest é o seu formato de pins, que são imagens acompanhadas de descrições e links para sites externos.

Desse modo, os usuários podem criar seus próprios pins ou salvar os que encontram na plataforma em suas pastas pessoais, chamadas de boards. Assim, é possível criar uma coleção de pins sobre um determinado assunto, em que podemos destacar:

Além disso, ele oferece diversas ferramentas e recursos que facilitam a navegação e a busca por conteúdos relevantes.

Desses, no entanto, é crucial citar a barra de pesquisa, os filtros de busca, as categorias pré-definidas e as sugestões de pins com base no histórico de navegação do usuário.

Categorias mais populares

Entre as categorias mais utilizadas nessa ferramenta, podemos elencar:

  • Decoração: ideias para a casa, ambientes temáticos, móveis e acessórios;
  • Moda: tendências de moda, looks para diferentes ocasiões, dicas de styling;
  • Culinária: receitas de pratos salgados e doces, dicas de alimentação saudável, técnicas de cozinha;
  • Beleza: cuidados com a pele, maquiagem, penteados e cortes de cabelo;
  • DIY: dicas do faça você mesmo, projetos de artesanato, tutoriais de reciclagem.

Além disso, o Pinterest Brasil tem uma comunidade de usuários ativos que compartilham conteúdos originais e criativos, muitas vezes com um toque pessoal e regional.

Essa comunidade, todavia, é incentivada pelo Pinterest através de programas como o Creators Fund, que oferece apoio financeiro e recursos para criadores em geral.

Encontre seu Estilo

Outra iniciativa interessante do Pinterest Brasil é o “Encontre seu Estilo”, um recurso que ajuda os usuários a descobrir seu estilo pessoal em diferentes áreas, como moda, decoração e culinária.

A partir de um questionário rápido, o usuário recebe sugestões de pins e boards que combinam com o seu estilo, facilitando a busca por inspirações relevantes. Confira no vídeo abaixo como se inspirar no Pinterest para ter looks incríveis e estilosos:

Como se inspirar no Pinterest e ter LOOKS incríveis e estilosos

Pinterest em outras redes

Por fim, o Pinterest também tem uma forte presença em outras plataformas, como o Instagram e o YouTube.

Através desses canais, a empresa divulga produções exclusivas, dicas para os usuários e campanhas de conscientização sobre temas relevantes, como saúde mental e sustentabilidade.

Como divulgar seu negócio no Pinterest

Muitas funções e recursos da plataforma só estão disponíveis para perfis empresariais para um melhor marketing digital.

Desse modo, precisamos entender que o objetivo da plataforma para usuários é encontrar inspirações e solucionar problemas e, para as empresas, é oferecer as soluções dos problemas procurados.

Ou seja, a plataforma serve como um espaço para geração de leads, diferenciando de outras redes sociais. É uma forma de atrair maior tráfego, aumentar inscritos em seu newsletter, impulsionar suas vendas e ganhar seguidores em outras redes sociais.

Isso significa que o Pinterest precisa ser tratado como uma alavanca para outras redes, fazendo parte de sua estratégia de marketing digital, direcionando seus usuários para seu site ou marca.

É necessário, então, que você tenha uma loja virtual ou blog para fazer a plataforma funcionar de forma ainda mais assertiva.

Dicas para conseguir mais visualizações

Agora que você entendeu a importância do Pinterest para a sua estratégia, veja dicas válidas para atingir mais visualizações ao iniciar nesse novo mundo visual.

Criando uma conta de negócios

Ative ou converta sua conta para uma conta de negócios, assim você vai permitir acesso ao Pinterest Analytics, trazendo informações mais relevantes sobre seus pins, visualizações, números de acessos etc.

Otimizando seu perfil

Como a plataforma é uma ferramenta de buscas, para que sua imagem apareça com facilidade é necessário incluir uma palavra-chave.

É de suma importância que o nome do seu perfil seja coerente ao seu nicho, assim como as palavras-chave em suas imagens e descrições.

Verificando seu site

O que muita gente não sabe sobre a plataforma é que ela dá prioridade para o conteúdo criado pelo dono.

Assim, se algum usuário salvar a imagem do seu site no Pinterest, ela vai aparecer primeiro nos resultados de busca do que as imagens salvas por outras pessoas.

Mas, não esqueça de vincular seu site com a conta no Pinterest, assim a plataforma vai saber quem é o dono original do post.

Otimizando suas pastas

Outra dica bacana e superimportante é criar pastas e incluir palavras-chave nas mesmas, com isso, facilitando no resultado de pesquisas.

Lembre-se de dirigir sua publicação para sua audiência e não para os seus interesses, isso faz parte do desenvolvimento de uma Brand coesa…

Criar pastas secretas para o trabalho de marketing digital que não é tão interessante ao seu público-alvo é uma boa dica.

Salvando conteúdo de outras pessoas

Esse é um tópico interessante para aumentar suas visualizações na plataforma quando está iniciando nela. Salvar pins populares de outras pessoas que sejam relevantes, impulsiona sua reputação no app.

Inicialmente é dessa forma que trará maior visualização para seu perfil, e com o tempo seus pins próprios tornarão sua fonte para visualização, aumentando seu tráfego.

Ativando os Pins Avançados

Para uma boa estratégia, ativar os rich pins é essencial. E para quem não sabe, Rich Pins são como um pin que contém mais informação sobre suas páginas, outras redes sociais e seu site, sendo mais relevante para o Pinterest, aumentando o alcance de seu perfil.

Assim, é possível conseguir melhores resultados dentro da plataforma e aprender de fato como ganhar dinheiro no Pinterest.

Pinterest Brasil
Compartilhe suas descobertas favoritas nos seus painéis.

Mas, o que são Pins?

Basicamente, os Pins são imagens que você gostaria de salvar para ter fácil acesso quando precisar.

Salvando seu próprio conteúdo

Ativando seus Pins Avançados, é hora de começar a salvar sua própria produção. Compartilhe seu portfólio nas redes sociais, crie imagens atraentes para seu público-alvo, utilize títulos e legendas ricas nas palavras-chaves e aumente as chances de seus pins serem encontrados nas procuras.

Mas é preciso ter calma e paciência para que a plataforma confie em sua criação e comece a expor para mais usuários. A nossa intenção é desvendar e proporcionar aos nossos leitores uma forma para impulsionar seu marketing e consequentemente aumentar suas vendas.

Diante das dicas acima, precisamos falar sobre uma plataforma que irá te auxiliar na criação de conteúdo para o Pinterest Brasil e outras mídias visuais e redes sociais.

Impulsione seu marketing digital com o Pinterest Brasil

Para concluir, é importante salientar que o Pinterest é uma rede social visual que vale a pena utilizar e acompanhar o que cada usuário está a publicar.

Afinal, estamos falando de uma plataforma eficaz para impulsionar negócios de diversos nichos, especialmente para o público feminino.

Por isso, saber como divulgar seu negócio no Pinterest pode trazer inúmeras vantagens para sua empresa, principalmente se você trabalha divulgação na web.

E como vimos, com a possibilidade de criar pins, ou seja, imagens acompanhadas de descrições e links, é possível promover sua loja virtual e/ou expor seus produtos e serviços de forma criativa.

Além disso, oferece diversas ferramentas e recursos que facilitam a navegação e a busca por publicações relevantes, possibilitando que sua empresa seja encontrada por potenciais clientes.

Por fim, é sempre bom lembrar que essa rede conta com uma comunidade de usuários ativos e um público crescente.

Isso significa que, de fato, o Pinterest Brasil não deve ser ignorado pelas empresas que desejam expandir sua presença digital e aumentar suas vendas de forma econômica e eficiente.

Fontes: Pinterest Brasil (site oficial), Blog do Pinterest Brasil, Pinterest Brasil – Dicas e Tutoriais, Pinterest Brasil – Blog de Negócios, Pinterest Brasil – Blog de Engenharia.

Erico Gomes

Aqui no dfolga.com a ideia é relaxar, se divertir e aproveitar cada momento com as melhores dicas sobre o que fazer no tempo livre. Além disso, nosso portal traz diversas atualizações que ensinam como turbinar os dias de folga sem nenhuma complicação!
0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Comentários embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress
Fechar

Adblock detectado

Olá!Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios em nosso site. Embora entendamos que você queira ter uma experiência livre de anúncios, gostaríamos de lembrar que os anúncios são uma das principais fontes de receita que nos permitem continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente. Ao desativar seu bloqueador de anúncios em nosso site, você nos ajuda a manter nossa operação funcionando e nos permite continuar oferecendo um serviço de qualidade a todos os nossos usuários.Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo!