No feriado
Tendência

O que fazer na folga da Páscoa

Descubra as melhores atividades e destinos para aproveitar a Páscoa no Brasil!

O que fazer na folga da Páscoa é uma das dúvidas que muitas pessoas no Brasil acabam tendo, principalmente quando se trata de saber como aproveitar o tempo livre.

Tendo em vista que a Páscoa é um dos feriados mais aguardados no Brasil, é interessante salientar que ela é perfeita para um dia de lazer.

Quer dizer, trata-se de um momento de renovação, com diversas opções para quem aproveitar esse feriado tão especial para a cultura cristã do nosso país.

O que fazer na Páscoa: imagem de um coelhinho de papel vermelho na areia na praia ao pôr do sol, dando a ideia de comemorações da Páscoa em países tropicais.
Foto: FTiare. Descubra o que fazer no feriado de Páscoa 2023.

Como aproveitar a folga da Páscoa

Existem opções interessantes sobre o que fazer no feriado de Páscoa em muitas capitais.

Todavia, neste artigo em especial, vamos dar uma pincelada sobre tradições e costumes, opções de eventos e dicas de como organizar sua viagem.

Enfim, se você está se perguntando o que fazer na folga da Páscoa ou procurando por ideias sobre como aproveitar seu tempo livre durante o feriado, fique conosco!

Acompanhe e descubra as melhores atividades, destinos e experiências para tornar seu dia de folga inesquecível.

1. O que fazer na folga da Páscoa: tradições e costumes

A Páscoa é uma data importante para os cristãos em todo o mundo, e no Brasil, ela é celebrada com uma combinação única de tradições religiosas e culturais.

Além do significado religioso, muitas pessoas aproveitam esse feriado para participar de eventos e atividades que refletem hábitos e costumes.

Desse modo, vale destacar que uma das práticas mais comuns no Brasil é a decoração de ovos de Páscoa.

Além disso, existem pessoas que gostam de decorar ovos cozidos em casa, usando tintas, canetas ou adesivos.

Mãe e filha celebram a Páscoa em casa fazendo ovos de Páscoa.
Foto: andreswd. Com amor e criatividade, a Páscoa celebrada em família não tem preço.

Tendo em vista que diversas pessoas aproveitam o dia de Páscoa para viajar, vale salientar que um passeio bate e volta para algum lugar perto e interessante pode ser uma boa opção.

No entanto, há quem prefira ficar de boa em casa com a família preparando um bacalhau ou, então, fazendo aquele churrasquinho maneiro.

2. O que fazer na folga da Páscoa: opções no Brasil

Além de participar das tradições e costumes da Páscoa, há muitas atividades e eventos que os turistas podem desfrutar durante esse dia de feriado no Brasil. Aqui estão algumas sugestões:

2.1. Participe de eventos religiosos

Se você estiver interessado em aprender mais sobre a tradição religiosa da Páscoa, pode participar de eventos especiais em igrejas e catedrais em todo o país.

Procissões, missas e encenações da Paixão de Cristo são alguns exemplos de eventos que ocorrem durante essa época do ano.

2.2. Visite pontos turísticos

Muitas cidades brasileiras têm pontos turísticos que valem a pena visitar durante a Páscoa.

Desse modo, se você não sabe o que fazer no feriado de Páscoa em RJ, saiba que na cidade maravilhosa você pode conhecer o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, além das praias.

Já para o seu feriado de Páscoa em SP, não deixe de ir ao Museu de Arte de São Paulo ou, então, conferir algum dos melhores restaurantes da capital paulista.

2.3. Participe de festivais e eventos culturais

Durante a Páscoa, muitas cidades organizam festivais e eventos culturais que celebram a diversidade cultural do nosso país.

Por exemplo, se você vai passar o feriado de Páscoa em Recife, o Carnaval de Páscoa pode ser ideal, pois trata-se de uma versão mais “comportada” da típica folia da cidade.

2.4. Aproveite a gastronomia local

A Páscoa é uma ótima oportunidade para experimentar a culinária local.

Inclusive, para quem prefere passar o feriado de Páscoa em Salvador, vale destacar que o acarajé não pode faltar na hora de experimentar os pratos típicos da Bahia.

Da mesma maneira, para o seu feriado de Páscoa em Curitiba, não deixe de provar o famoso barreado que é um prato típico do litoral paranaense.

2.5. Caminhe pela natureza

O Brasil conta com paisagens naturais deslumbrantes que podem ser exploradas durante a Páscoa.

Na região sul, por exemplo, você pode visitar as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Do mesmo modo, na região nordeste, você pode explorar as praias e falésias de Pipa, em Natal, e o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia.

Em resumo, se você planeja viajar no mês de abril em diante, não deixe de considerar essas atrações e eventos na hora de planejar a sua viagem.

Grupo de caminhantes anda nas montanhas no pôr do sol.
Foto: molchanovdmitry. Aproveite o feriado para explorar novos horizontes e contemplar a beleza da natureza no cair da noite.

3. O que fazer na folga da Páscoa: dicas de viagem

Viajar pelo Brasil durante a Páscoa é uma excelente maneira de conhecer diferentes culturas e tradições do país.

Com diversas opções de destinos e atrações turísticas, há algo para todos os gostos e estilos de viagem. Uma das principais dicas é:

  • Planeje tudo com antecedência: pesquise as melhores opções de hospedagem, transporte e atrações turísticas para garantir que tudo esteja alinhado com seus planos e orçamento.
  • Verifique as condições climáticas: o Brasil é um país tropical e muitas cidades podem ter temperaturas elevadas durante a Páscoa. Por isso, é importante levar em consideração o clima na hora de escolher o destino e o que levar na bagagem.
  • Organize viagens econômicas: uma boa opção é viajar em grupo, dividindo os custos de hospedagem e transporte. Além disso, muitas cidades brasileiras têm atrações turísticas gratuitas ou com preços acessíveis, como parques, museus e praias.
  • Pesquise sobre as festividades: Se você gosta de festas tradicionais, é interessante então buscar por destinos que costumam promover festividades importantes que sejam capazes de promover uma vivência autêntica junto à cultura brasileira.

Em resumo, viajar pelo Brasil durante a Páscoa é uma experiência incrível e há muitas opções de destinos e atrações turísticas para todos os gostos e estilos.

Por isso, procure sempre planejar tudo com antecedência, levando em consideração o clima, e não deixando de considerar uma viagem em grupo para economizar ou para aproveitar melhor a cultura local.

Quer saber quais destinos brasileiros são ideais para conhecer no feriado de Páscoa? Confira no vídeo abaixo os detalhes:

VIAGEM NA PÁSCOA: VEJA OS MELHORES DESTINOS BRASILEIROS CONHECER NO FERIADO!

Experiências únicas no feriado de Páscoa

A Páscoa é um feriado muito especial, uma ótima oportunidade para aproveitar momentos em família ou viajar com amigos.

Para quem tem crianças, os passeios podem ser ainda mais divertidos, com visitas a fábricas de chocolate, fazendas com coelhos e atividades artesanais para fazer ovo de Páscoa.

Mas não são só os pequenos que podem se divertir, os adultos também podem desfrutar de passeios pela praia, por cidades turísticas, como Gramado ou Petrópolis, além de excursões para experimentar produtos típicos.

Quem tem condições financeiras, pode seguir para destinos internacionais, como viajar para Portugal ou Itália que, inclusive, são países conhecidos por sua tradição na Páscoa.

Enfim, a Páscoa é uma época de união, acordos e celebração, e há muitas experiências simples e encantadoras que podem ser feitas, como montar uma mesa decorada e tirar fotos em família.

Casal está a fazer um checklist em casa antes de viajar.
Foto: South_Agency. Planejando cada detalhe para uma viagem inesquecível no feriado de Páscoa.

Planeje seu dia de folga na Páscoa

Embora a Páscoa seja uma data bastante procurada para viajar, é importante saber como planejar seu dia de folga para garantir os melhores preços e evitar contratempos.

Considere, então, as dicas que mencionamos ao longo do artigo e procure buscar promoções de pacotes de viagem e aproveitar os descontos de ingressos para atividades locais.

E não se esqueça de conferir os próximos artigos desta série, onde vamos trazer dicas atualizadas sobre o que fazer na Páscoa

Inclusive, vale lembrar que iremos falar sobre algumas das principais capitais do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Esperamos que você tenha um dia de Páscoa incrível e que essas dicas (e outras que ainda vamos publicar) possam te ajudar a tornar seu feriado de folga ainda mais especial. Até a próxima!

Fontes: Guia Viagens Brasil, Dicas de Viagem, Melhores Destinos, Viagem e Turismo, Turismo City.

Erico Gomes

Aqui no dfolga.com a ideia é relaxar, se divertir e aproveitar cada momento com as melhores dicas sobre o que fazer no tempo livre. Além disso, nosso portal traz diversas atualizações que ensinam como turbinar os dias de folga sem nenhuma complicação!
0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Comentários embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress
Fechar

Adblock detectado

Olá!Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios em nosso site. Embora entendamos que você queira ter uma experiência livre de anúncios, gostaríamos de lembrar que os anúncios são uma das principais fontes de receita que nos permitem continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente. Ao desativar seu bloqueador de anúncios em nosso site, você nos ajuda a manter nossa operação funcionando e nos permite continuar oferecendo um serviço de qualidade a todos os nossos usuários.Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo!