Saúde e Estilo de Vida
Tendência

Momentos para relaxar e a saúde mental no trabalho

A importância do tempo livre para recarregar as energias e ter mais produtividade no trabalho!

Saúde mental no trabalho é um assunto cada vez mais relevante que merece uma atenção especial de governos e instituições privadas.

E isso porque, é imprescindível que seja garantido a todas as pessoas o acesso a coisas simples, como um dia de folga, por exemplo.

Isso significa, então, que o descanso é capaz de aumentar a produtividade e a criatividade de um indivíduo no ambiente corporativo.

Saúde mental no trabalho - mulher de negócios estressada trabalhando no laptop em casa.
Crédito: iStock – Dia de folga e a saúde mental no trabalho!

Desse modo, é importante apontar que, em uma sociedade em que a cultura do trabalho é exaltada como um valor máximo, muitas vezes nos esquecemos do quão relevante é ter um dia de descanso.

Logo, o resultado isso é que muitas vezes caímos na famigerada autossabotagem. Além do mais, esse tipo de atitude pode ter um impacto negativo para a nossa saúde mental no trabalho e em casa.

Quer dizer, um workaholic quase sempre vai sacrificar seus estados físicos e psicológicos em prol do trabalho, podendo resultar em problemas sérios a longo prazo.

E é nesse contexto relacionado ao “trabalhador compulsivo” que surge a importância de um momento de folga.

Logo, compreende-se que esse tempo livre possibilita uma melhora das entregas no trabalho, além do bem-estar emocional e a redução do estresse.

Com base nessa afirmação, mostraremos neste artigo o quão importante é saber como planejar um dia de folga e como as empresas podem incentivar práticas capazes de promover, junto aos seus colaboradores, a saúde mental no trabalho. Acompanhe nos tópicos a seguir!

Saúde mental no trabalho - homem exausto deitado no laptop.
Crédito: iStock – Trabalhar demais pode levar ao esgotamento e prejudicar a saúde mental.

Por que é importante cuidar da saúde mental?

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, pois ela influencia diretamente na qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

Além disso, cuidar da saúde mental é fundamental para evitar doenças como ansiedade, depressão e estresse, que podem afetar diretamente o desempenho no trabalho e as relações pessoais.

Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que a depressão é a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo.

No Brasil, a situação não é diferente: segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 5,8% da população sofre de depressão e 9,3% de ansiedade.

Por isso, é fundamental que as empresas incentivem ações que promovam a saúde mental no trabalho que possam contribuir para a qualidade de vida e a produtividade de colaboradores.

Como o descanso mental pode melhorar a produtividade?

Quando estamos sobrecarregados, o estresse e a ansiedade podem prejudicar nosso desempenho e criatividade, afetando diretamente a produtividade no trabalho.

Por isso, é importante valorizar os momentos para relaxar para cuidar da saúde mental e recarregar as energias.

Ao se afastar do trabalho por um dia, é possível ter um tempo para relaxar e fazer atividades prazerosas que contribuam para a saúde mental.

E dentre essas atividades, podemos destacar:

  • Ler um livro;
  • Fazer exercícios físicos;
  • Meditar ou simplesmente descansar.
Saúde mental no trabalho - jovem relaxando no sofá com fones de ouvido.
Crédito: iStock / Fizkes – Momentos de relaxamento são essenciais para a saúde mental no trabalho.

Só para se ter uma ideia, o descanso é fundamental para aliviar a tensão acumulada, diminuir a ansiedade e melhorar a capacidade de concentração e foco. Além disso, quando retornamos ao trabalho, estamos mais motivados e criativos, o que contribui para a produtividade e qualidade das entregas, como já foi citado aqui no tópico anterior.

Como planejar dia de folga para cuidar da saúde mental?

Algumas empresas já estão adotando práticas que promovem o cuidado com a saúde mental de seus colaboradores, como dias de folga para cuidar da saúde ou programas de mindfulness e meditação.

Para implementar um dia de folga para cuidar da saúde mental, é importante que a empresa tenha uma cultura organizacional que valorize o bem-estar dos colaboradores.

Além disso, é fundamental que os gestores estejam abertos ao diálogo e que funcionários se sintam mais seguros para falar sobre suas emoções e necessidades.

Outra opção é criar programas de incentivo ao cuidado com a saúde mental no trabalho, como aulas de yoga, meditação ou terapias alternativas, que podem ser oferecidos como benefícios aos colaboradores.

Atividades para cuidar da saúde mental no trabalho

Além de descansar a mente, um dia de folga também pode ser uma oportunidade para cuidar da saúde mental de outras formas.

Saúde mental no trabalho - homem com cachorro lendo livro na sala de casa, tranquilo no sofá.
Crédito: Getty Images – Aproveite o tempo livre para colocar a leitura em dia e relaxar a mente.

Aqui estão algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas tanto para quem busca como estender os feriados e viajar mais, ou quem prefere aproveitar o tempo livre para cuidar do emocional e da saúde mental no trabalho:

  • Praticar atividades físicas: caminhadas, corridas ou yoga podem ajudar a relaxar o corpo e a mente, além de melhorar a saúde física;
  • Meditar ou fazer exercícios de respiração: essas práticas podem ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse, e contribuir para um maior equilíbrio emocional;
  • Ler um livro ou assistir a um filme: dedicar um tempo para uma atividade que goste pode ser uma forma de distração e relaxamento;
  • Passar tempo com amigos e familiares: estar em companhia de pessoas queridas pode trazer alegria e contribuir para o bem-estar emocional;
  • Experimentar atividades criativas: pintura, escrita ou música são exemplos de atividades que podem ajudar a liberar a criatividade e a expressar emoções;
  • Tomar um banho relaxante ou fazer um spa em casa: cuidar do corpo também pode contribuir para a saúde mental, trazendo uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Lembre-se de que cada pessoa tem suas próprias preferências e necessidades, e é importante escolher as atividades que mais se adequam a sua rotina e estilo de vida. Experimente e descubra o que funciona melhor para você!

Momentos para relaxar

Cuidar da saúde mental é fundamental para manter a qualidade de vida e o bem-estar emocional. Além disso, o descanso mental pode contribuir diretamente para a produtividade e qualidade das entregas no trabalho.

Por isso, é importante que as empresas incentivem práticas que promovam a saúde mental dos colaboradores, e que os próprios trabalhadores valorizem o cuidado com a sua própria psiquê.

Afinal, o trabalho é importante e necessário, mas não deve ser a única prioridade na vida.

É preciso então encontrar um equilíbrio entre trabalho, lazer e cuidado pessoal para viver uma vida saudável e plena. E isso inclui dedicar tempo para cuidar da saúde mental.

Valorize seu dia de folga

Portanto, se você está se sentindo sobrecarregado, estressado ou ansioso, considere reservar um momento para um dia de lazer.

Saúde mental no trabalho – Jovem mulher descansando em uma rede.
Crédito: Vizualni – Momento de pausa para relaxar faz toda a diferença.

Faça atividades que te proporcionem prazer e relaxamento, como ler um livro, praticar exercícios físicos ou meditar.

Além disso, converse com seus gestores sobre a importância do cuidado com a saúde mental no trabalho e busque programas de incentivo oferecidos pela empresa.

Lembre-se: cuidar da saúde mental é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar emocional, e pode contribuir diretamente para a produtividade e sucesso no trabalho.

Então, não deixe de priorizar o seu descanso mental!

Fontes: Vittude, Blog da Saúde Mental, Saúde Mental Brasil, Minha Vida, Portal PEBMED.

Erico Gomes

Aqui no dfolga.com a ideia é relaxar, se divertir e aproveitar cada momento com as melhores dicas sobre o que fazer no tempo livre. Além disso, nosso portal traz diversas atualizações que ensinam como turbinar os dias de folga sem nenhuma complicação!
0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Comentários embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress
Fechar

Adblock detectado

Olá!Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios em nosso site. Embora entendamos que você queira ter uma experiência livre de anúncios, gostaríamos de lembrar que os anúncios são uma das principais fontes de receita que nos permitem continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente. Ao desativar seu bloqueador de anúncios em nosso site, você nos ajuda a manter nossa operação funcionando e nos permite continuar oferecendo um serviço de qualidade a todos os nossos usuários.Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo!