Cultura e EntretenimentoEm Cartaz
Tendência

Exposições em SP para o mês de novembro

Confira as principais exposições em SP para aproveitar o mês de novembro!

Você está procurando formas de aproveitar seu tempo livre, tirar uma folga do trabalho e se divertir com a cultura e o entretenimento? Que tal visitar algumas das melhores exposições em SP que estão em cartaz neste mês de novembro?

Há opções para todos os gostos e bolsos, desde mostras de arte popular e festas brasileiras até retrospectivas de artistas consagrados e ocupações culturais.

Acompanhe, então, algumas dicas de exposições em São Paulo que são imperdíveis e que, além disso, você pode conferir tanto na sua semana de folga, quanto no fim de semana. Aproveite!

Festas, Sambas e Outros Carnavais

A primeira exposição em SP sugerida aqui é para você que gosta de conhecer as diferentes manifestações culturais do Brasil, essa exposição é para você.

Ou seja, no Sesc Casa Verde, você pode ver obras de dez estados e do bairro da Barra Funda, onde fica o espaço cultural. São pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e instalações que retratam as festas populares brasileiras, como o carnaval, o bumba-meu-boi, o maracatu, o reisado e o congado.

Exposições em SP: Foto da cantora Clementina de Jesus na Mostra Festas, Sambas e Outros Carnavais, no Sesc Casa Verde. Crédito: Walter Firmo.
Crédito: Walter Firmo – Clementina de Jesus ajudou a popularizar o samba!

Sesc Casa Verde está localizado na Avenida Casa Verde, 327, no Jardim São Bento, na região norte. De terça a sexta, o horário de funcionamento é das 10h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, visita é das 10h às 18h. A exposição fica em cartaz até o dia 18/2. A entrada é gratuita.

Jarbas Lopes: retrospectiva do artista visual fluminense

O artista visual Jarbas Lopes é conhecido por explorar temas como encontro, relação, contato e deslocamento em suas obras.

Na Estação Pinacoteca, você pode ver uma retrospectiva de sua produção, que inclui desenhos, pinturas, esculturas, objetos, vídeos e intervenções urbanas. A exposição também apresenta obras inéditas, como uma série de pinturas sobre papelão e uma instalação com bicicletas.

Pina Estação está localizado no Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, região central. Aberto aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Período de exibição: de 25/11 a 31/3. O ingresso inteiro custa R$ 30.

Exposições em SP: Foto da obra 'good and evil misunderstandings cars', de Jarbas Lopes, que ganha exposição na Estação Pinacoteca. Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação – Good and Evil Misunderstandings Cars – Jarbas Lopes!

O Dorso do Tigre: obras inéditas de João Trevisan

O artista plástico João Trevisan é um dos nomes mais promissores da nova geração de pintores brasileiros. Em sua primeira exposição individual em SP, na Galeria Raquel Arnaud, ele apresenta 40 obras inéditas, que retratam vivências do mundo contemporâneo com cores e luminosidade.

As pinturas são feitas com tinta acrílica sobre tela e têm formatos variados, desde pequenos quadrados até grandes retângulos.

Galeria Raquel Arnaud está localizada na Rua Fidalga, 125, Vila Madalena, região oeste. Aberta de segunda a sexta, das 11h às 19h. Aos sábados, funciona das 11h às 15h. A exposição estará em exibição de 11/11 a 9/2. A entrada é gratuita.

Ocupação Mário Pedrosa

Mário Pedrosa é considerado o mais importante crítico de arte do Brasil, além de ter sido um jornalista e um ativista político.

No Itaú Cultural, você pode conhecer mais sobre sua vida e sua obra, que abrangeu mais de seis décadas de história. A ocupação exibe os escritos e a trajetória de Pedrosa, que foi um defensor da arte moderna e da liberdade de expressão.

Itaú Cultural está localizado na Avenida Paulista, 149, Bela Vista, região central. Aberto de terça a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos, das 11h às 19h. A exposição permanece em exibição até 18/2. A entrada é gratuita.

Exposições em SP: Imagem da ocupação sobre Mário Pedrosa, no Itaú Cultural. Crédito: Andre Seiti.
Crédito: Andre Seiti – A Ocupação Mário Pedrosa apresenta vida e obra do crítico!

Paulo Caruso por Eles e por Elas

Paulo Caruso foi um dos maiores cartunistas do Brasil, conhecido por suas charges políticas e seu humor ácido. Ele morreu em março deste ano, deixando um legado de mais de 40 mil desenhos.

No Solar Fábio Prado, você pode ver uma exposição de ilustrações de cartunistas influenciados pelo seu trabalho, como Laerte, Angeli, Glauco, Ziraldo, Jaguar e Nani.

Solar Fábio Prado está situado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, região oeste. Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. A exposição estará em exibição de 5/11 a 31/1. A entrada é gratuita.

Como aproveitar o seu tempo livre com arte e cultura

Visitar exposições em SP é uma ótima forma de aproveitar os dias de folga com tranquilidade e se inspirar com a arte e a cultura.

Além das exposições na capital paulista, indicadas neste artigo, há muitas outras opções no mesmo estilo em São Paulo também para este mês de novembro:

  • Pequenas Áfricas – O Rio que o Samba Inventou (Até 21/4. Grátis)
  • Suplementos (sobre grafite – até 22/11. Grátis)
  • Terror no Cinema (Até 4/11. R$ 40)
  • Toda Volta (Até 25/2)
  • Vivências do Novo e Dimensão da Cidade (Até 13/12; Grátis)

Detalhes sobre as exposições elencadas acima você pode ver aqui! Confira dicas na hora escolher:

  • Pesquise sobre as exposições antes de ir: procure saber mais sobre o tema, o artista, o local e o horário da mostra. Você também pode ver se há alguma atividade paralela, como palestras, oficinas ou visitas guiadas;
  • Verifique se é necessário fazer agendamento prévio: algumas exposições exigem que você reserve o seu ingresso com antecedência, para evitar aglomerações e garantir a segurança dos visitantes. Você pode fazer isso pelo site ou pelo telefone do espaço cultural;
  • Respeite as medidas sanitárias: procure saber se o local ainda exige o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social. Em caso afirmativo, siga as orientações dos funcionários e dos cartazes. Do mesmo modo, evite tocar nas obras e nos objetos expostos;
  • Aproveite o seu passeio: observe as obras com atenção, leia os textos explicativos, tire fotos (se for permitido), faça perguntas, compartilhe as suas impressões.

Tenha sempre em mente que uma obra de arte é uma forma de expressão e de comunicação, que pode te emocionar, te surpreender, te provocar e te ensinar.

Outras atividades em São Paulo para o mês de novembro

Além das exposicoes em SP no mes de novembro, a cidade tem muitas outras opções de atividades culturais para você aproveitar no mês de novembro.

Você pode conferir peças teatrais, assistir a filmes, shows e espetáculos de dança, participar de oficinas e palestras, e muito mais.

Agora, se prefere explorar São Paulo de uma forma diferente e divertida, conte com a Civitatis, nossa parceira aqui no dfolga.com, que oferece diversas opções de passeios, visitas guiadas e atividades tanto na capital paulista quanto em várias cidades do estado. Confira algumas opções que selecionamos abaixo:

Passagens aéreas promocionais para São Paulo

Se você quer curtir as melhores exposições em São Paulo no mês de novembro, não perca tempo e comece a pesquisar promoções de passagens aéreas no buscador do Skyscanner.

O Skyscanner é um site que compara os preços das passagens aéreas de diversas companhias e agências de viagem, e te ajuda a encontrar o voo mais barato e conveniente para a capital paulista.

Você pode filtrar os resultados por data, horário, duração, número de paradas e muito mais. Além disso, você pode criar alertas de preço e receber notificações quando o valor da passagem mudar.

Viagem para São Paulo

Com o Skyscanner você tem acesso aos melhores hotéis em São Paulo para curtir seus dias de folga com muita arte, além de outros eventos culturais. Confira abaixo o buscador do Skyscanner e garanta a sua viagem para São Paulo!

 

Esperamos que você tenha gostado das nossas sugestões de exposições em cartaz em SP no mês de novembro, com opções gratuitas.

Fontes: Agenda Cultural SP; Civitatis; Estadão Expresso SP; Folha de SP; Guia da Semana; Skyscanner.

Erico Gomes

Aqui no dfolga.com a ideia é relaxar, se divertir e aproveitar cada momento com as melhores dicas sobre o que fazer no tempo livre. Além disso, nosso portal traz diversas atualizações que ensinam como turbinar os dias de folga sem nenhuma complicação!
0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Comentários embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress
Fechar

Adblock detectado

Olá!Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios em nosso site. Embora entendamos que você queira ter uma experiência livre de anúncios, gostaríamos de lembrar que os anúncios são uma das principais fontes de receita que nos permitem continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente. Ao desativar seu bloqueador de anúncios em nosso site, você nos ajuda a manter nossa operação funcionando e nos permite continuar oferecendo um serviço de qualidade a todos os nossos usuários.Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo!