Nas férias
Tendência

Dicas incríveis para curtir seus dias de relaxamento

Saiba como planejar seu tempo livre e não se preocupar com mais nada!

Há anos você vem trabalhando duro durante semanas infinitas e, nesse tempo todo, o que fica na sua mente é “como aproveitar seus dias de relaxamento”, quando eles chegarem.

Mas, afinal, quando esses dias vão chegar? Pois é, essa é a pergunta que não quer calar. E antes que você invente mais uma desculpa, saiba que já passou da hora de começar a planejar seu tempo livre para recarregar as energias e ter mais sucesso na vida. Quer saber como fazer isso?

Então, confira nossas dicas sobre como se organizar antes, durante e depois do seu tempo livre. Além disso, você vai aprender quais são os hábitos das pessoas de sucesso durante o período de descanso e como escolher as melhores atividades para esse momento de tranquilidade.

Dias de folga: Moça de óculos escuro relaxando na piscina. Crédito: Mesquita FMS.
Crédito: Mesquita FMS – Aproveite seus dias de folga com tranquilidade!

Antes do relaxamento: planeje com antecedência

Uma das coisas mais importantes para relaxar a mente no final do semana, ou em qualquer outro momento, é planejar com antecedência.

Isso significa organizar as suas tarefas e compromissos no trabalho e na vida pessoal, para evitar surpresas desagradáveis ou pendências que possam atrapalhar o seu descanso.

Algumas dicas para planejar dias de relaxamento são:

  • Concluir as tarefas urgentes e importantes antes do seu tempo livre, para não deixar nada acumulado ou atrasado.
  • Estabelecer um plano claro para o seu retorno ao trabalho, definindo as prioridades e os prazos para cada projeto ou atividade.
  • Comunicar aos seus colegas, chefes e clientes sobre os seus dias de folga, informando quando você estará disponível novamente e quem poderá substituí-lo em caso de emergência.
  • Delegar ou adiar as tarefas menos urgentes ou importantes, para não sobrecarregar a sua agenda ou a dos seus colegas.
  • Verificar se você tem todos os recursos necessários para as suas atividades de lazer, como passagens, reservas, ingressos, equipamentos etc.
  • Fazer uma lista das coisas para fazer nos dias de folga, considerando os seus interesses, preferências e orçamento.

Durante o relaxamento: desconecte-se da tecnologia

Outro detalhe essencial para aproveitar dias de folga é desconectar-se da tecnologia. Isso significa estabelecer limites claros de contato durante o seu descanso, evitando o uso excessivo de eletrônicos, como celular, computador, tablet, TV etc.

A tecnologia pode ser uma ótima aliada para o seu lazer, mas também pode ser uma fonte de distração, estresse e ansiedade. Por isso, é importante usá-la com moderação e consciência nos seus dias de folga.

Dias de folga: Mão estão a virar dados sobre uma superfície mudando de online para offline. Crédito: Fokusiert.
Crédito: Fokusiert – Seu foco nas férias precisa ser só seu bem-estar!

Algumas dicas para desconectar-se da tecnologia são:

  • Desligar ou silenciar as notificações do seu celular, computador ou tablet, para não ser interrompido por mensagens, ligações ou e-mails do trabalho ou de outras pessoas.
  • Evitar o uso de eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir, para ter um sono de qualidade e melhorar a sua saúde física e mental.
  • Escolher atividades que não dependam da tecnologia, como ler um livro, fazer um exercício físico, meditar, cozinhar etc.
  • Usar a tecnologia apenas para fins específicos e prazerosos, como pesquisar informações sobre o seu destino turístico, tirar fotos dos seus momentos especiais, assistir a um filme ou série que você gosta etc.

Depois do relaxamento: retome a rotina com calma

Por fim, uma das coisas mais importantes para aproveitar a folga é retomar a rotina com calma. Isso significa voltar ao trabalho e à vida pessoal sem se sobrecarregar ou se estressar com as demandas e os desafios do dia a dia.

Retomar a rotina com calma pode ajudá-lo a manter os benefícios dos dias de folga que você tirou, como o bem-estar, a motivação, a produtividade e a criatividade. Algumas dicas para retomar a rotina com calma são:

  • Fazer uma transição gradual entre o tempo livre e o trabalho, evitando mudanças bruscas de horário, ritmo ou ambiente.
  • Revisar o seu plano de retorno ao trabalho, lembrando das suas prioridades e prazos, e ajustando-os se necessário.
  • Retomar o contato com os seus colegas, chefes e clientes, informando sobre o seu retorno e atualizando-se sobre os assuntos pendentes ou importantes.
  • Organizar o seu espaço de trabalho, limpando a sua mesa, verificando os seus e-mails, arquivando os seus documentos etc.
  • Fazer pausas regulares durante o trabalho, para descansar a mente e o corpo, além de evitar o cansaço ou a fadiga.

Os dias de relaxamento das pessoas de sucesso

Agora que você já sabe como se organizar antes, durante e depois dos seus dias de folga, que tal conhecer alguns hábitos de pessoas de sucesso que podem inspirá-lo a aproveitar melhor o seu tempo livre?

Segundo Michael Kerr, autor do livro “The Humor Advantage”, as pessoas de sucesso sabem como equilibrar o trabalho e o lazer, e usam os seus dias de folga para recarregar as energias, desenvolver novas habilidades e ter mais qualidade de vida.

Hábitos de sucesso

Alguns dos hábitos das pessoas de sucesso nos dias de relaxamento são:

  • Tempo para relaxar: Elas reservam momentos sem compromissos para fazer coisas simples e prazerosas, como dormir, ouvir música etc.
  • Ficar em casa: Elas aproveitam o descanso no conforto do lar ou viajam para locais próximos, evitando longas distâncias ou deslocamentos.
  • Atividades ao ar livre: Elas se beneficiam do ar fresco e se exercitam, fazendo caminhadas, corridas, ciclismo, natação etc.
  • Hobbies: Elas se dedicam a atividades prazerosas e esquecidas, como tocar um instrumento musical, pintar um quadro, escrever um texto etc.
  • Desligar do trabalho: Elas evitam pensar em tarefas pendentes ou problemas profissionais e focam no momento presente e nas coisas que realmente importam.
Dias de folga: Mulher madura tocando violão. Crédito: Roberto David.
Crédito: Roberto David – Tocar um instrumento pode ser um tipo de hobbie!

Escolha as melhores atividades para o seu lazer

Depois de conhecer os hábitos de sucesso nos dias de folga, você pode escolher as melhores atividades para o seu lazer.

Para isso, procure levar em conta os seus interesses, preferências e orçamento. Existem muitas opções de atividades para você que, de repente, ainda não sabe o que fazer nos dias de folga. Confira algumas delas nos tópicos a seguir!

Passeios

Você pode aproveitar seus momentos de lazer para conhecer novos lugares ou revisitar os seus favoritos. Também pode fazer passeios culturais, históricos, naturais e gastronômicos, ou seja, visitar museus, parques, monumentos ou restaurantes.

Esse seu momento pode ser sozinho, acompanhado ou em grupo, lembrando que é possível fazer passeios bate e volta para lugares mais próximos.

Viagens

Não deixe de aproveitar dias de folga viajando para outras cidades ou países. Por isso, pesquise destinos que combinem com o seu estilo ou que desafiem os seus limites. Planeje a sua viagem com antecedência ou, se preferir, deixe tudo por conta da aventura.

Além disso, você pode escolher se quer ir de avião, carro, trem ou ônibus, sem falar nas opções de se hospedar em hotéis, pousadas ou albergues.

E por falar em hotéis, confira o vídeo abaixo, do canal Viagem Top, que fala sobre como aproveitar ao máximo a sua hospedagem:

Como aproveitar ao máximo a sua hospedagem?

Shows

Uma das maneiras para curtir as folgas é indo aos shows de música, teatro, dança ou humor.

Mas, procure escolher shows que sejam do seu gosto ou que sejam diferentes do que você está acostumado, sendo que fica a seu critério comprar os ingressos com antecedência ou na hora.

Cinema

Você pode aproveitar seu momento de descanso para assistir a filmes no cinema, escolhendo, inclusive, filmes que sejam do seu gênero favorito ou novidades.

Opções não faltam, pois existem salas de cinema convencionais, multiplex ou especiais, ao passo que você pode curtir uma telinha tanto sozinho, quanto acompanhado ou em grupo.

Streaming

Outra dica é curtir seu tempo livre vendo séries, filmes, documentários ou animações no streaming de sua preferência.

Todavia, procure escolher conteúdo que seja do seu interesse ou que seja recomendado. E dentre as opções de streamings disponíveis no mercado brasileiro, podemos destacar:

  • Netflix
  • Amazon Prime
  • Disney+
  • Apple TV
  • Globoplay

Teatro

Assistir a peças de teatro é outro programa interessante para os dias de folga. Você pode escolher peças que sejam do seu estilo ou que sejam inovadoras.

Vale salientar que muitas produções oferecem as opções de comprar os ingressos com antecedência ou na hora, independentemente de serem montagens tradicionais, alternativas ou de rua.

Exposições

Aproveite seus dias de relaxamento para visitar exposições de arte, fotografia, história ou ciência. Também pode escolher exposições que sejam do seu agrado ou que sejam surpreendentes.

E para saber quais são as exposições em evidência na sua cidade, basta acessar sites de museus, galerias ou centros culturais da sua região.

Cursos

Seu tempo livre pode ser aproveitando com cursos de curta duração sobre assuntos que você quer aprender ou aperfeiçoar.

Dias de folga: Mulher negra está pintando tela com tinta aquarela. Crédito: Valentin Russanov.
Crédito: Valentin Russanov – Cursos de pintura são ideais para dias de folga!

Escolha algo que seja do seu campo profissional ou pessoal, lembrando que existem opções para todos os gostos, como:

  • Cursos presenciais
  • Cursos online
  • Cursos pagos
  • Cursos gratuitos

Vale salientar que o tipo de curso é enorme, como informática, culinária, artesanato etc.

Leituras

Por fim, mas não menos importante, aproveite suas folgas lendo livros, revistas, jornais ou blogs sobre temas que você gosta ou que deseja conhecer melhor.

Você pode escolher leituras que sejam do seu gênero literário preferido ou que sejam diferentes do que você costuma ler. Hoje em dia é possível curtir uma leitura em várias ferramentas, como celular, tablet, e-reader ou livro físico.

O importante é ficar bem

Essas são apenas algumas sugestões de atividades para fazer nos dias de folga.

O importante é que escolher aquelas que te façam feliz e satisfeito, e que, além disso, sejam capazes de te ajudar a ter de fato dias de relaxamento e da melhor forma possível.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que você tenha gostado das nossas dicas. Se quiser saber mais sobre como aproveitar os dias de relaxamento, visite nosso portal e descubra dicas diárias sobre passeios, viagens e entretenimento, além de outras atividades.

E lembre-se: seus dias de folga são uma oportunidade para recarregar as energias e ter mais sucesso na vida pessoal e profissional.

Por isso, planeje com antecedência, desconecte-se da tecnologia e retome a rotina com calma. Ah, e não se esqueça de curtir o momento presente e fazer coisas que te deixam zen!

Encontre voos promocionais para relaxar

 

Fontes: Skyscanner; Civitatis; Catraca Livre; Melhores Destinos; UOL.

Erico Gomes

Aqui no dfolga.com a ideia é relaxar, se divertir e aproveitar cada momento com as melhores dicas sobre o que fazer no tempo livre. Além disso, nosso portal traz diversas atualizações que ensinam como turbinar os dias de folga sem nenhuma complicação!
0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Comentários embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress
Fechar

Adblock detectado

Olá!Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios em nosso site. Embora entendamos que você queira ter uma experiência livre de anúncios, gostaríamos de lembrar que os anúncios são uma das principais fontes de receita que nos permitem continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente. Ao desativar seu bloqueador de anúncios em nosso site, você nos ajuda a manter nossa operação funcionando e nos permite continuar oferecendo um serviço de qualidade a todos os nossos usuários.Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo!