No feriadoPasseios e Viagens
Tendência

Dicas para estender os feriados e viajar mais

Aprenda a como estender feriados e passar a conhecer novos lugares!

Estender feriados é algo que muitas pessoas desejam para aproveitar momentos de descanso e lazer adicionais. Mas, afinal, você já parou para pensar de fato em como aproveitar melhor os seus dias de folga?

Pois é, muitas vezes, temos a sensação de que o tempo livre passa rápido demais e não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos.

Mas saiba que existem algumas estratégias simples para estender feriados e viajar mais, sem prejudicar o seu trabalho ou o seu orçamento.

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como planejar as suas folgas e aproveitar ao máximo as oportunidades de conhecer novos lugares e viver novas experiências.

Como estender os feriados: Calendário e compromissos agendados com alfinetes. Crédito: Bancha Singchai.
Crédito: Bancha Singchai – Como estender os feriados e viajar mais!

Aproveite as pontes e os enforcamentos

Uma das formas mais fáceis de estender os feriados é aproveitar as chamadas pontes e enforcamentos, ou seja, os dias úteis que ficam entre um feriado e um final de semana.

Por exemplo, se o feriado cai em uma terça-feira, você pode emendar com a segunda e ter quatro dias de folga.

Ou, se o feriado cai em uma quinta-feira, você pode emendar com a sexta e ter o mesmo resultado.

Para isso, você precisa negociar com o seu chefe (ou com o seu cliente, caso seja autônomo), e ver se é possível tirar esses dias de folga do trabalho.

Do mesmo modo, você pode compensar essas horas em outro momento, ou usar os seus dias de férias, se tiver. O importante é se organizar com antecedência e não deixar tudo para a última hora.

Planeje as suas viagens com antecedência

Outra dica para estender os feriados e viajar mais é planejar as suas viagens com antecedência.

Isso significa pesquisar os destinos, os preços, as hospedagens, os passeios, os transportes e tudo o que envolve a sua viagem com pelo menos três meses de antecedência.

Assim, você pode aproveitar as promoções, os descontos e as facilidades de pagamento que muitas empresas oferecem.

Além disso, planejar as suas viagens com antecedência também te ajuda a economizar tempo e evitar imprevistos.

Quer dizer, você pode fazer as suas reservas, comprar os seus ingressos, fazer o seu roteiro e deixar tudo pronto para a sua viagem.

Desse modo, você não perde tempo procurando por informações ou soluções de última hora, e pode aproveitar melhor os seus dias de folga com tranquilidade.

Escolha destinos próximos e acessíveis

Uma terceira sugestão para estender os feriados é escolher destinos próximos e acessíveis.

Isso significa optar por lugares que não fiquem muito longe da sua cidade, que tenham boas opções de transporte e que não sejam muito caros.

Como estender os feriados: Casal no carro feliz viajando. Crédito: Mixetto.
Crédito: Mixetto – Estenda os feriados e viaje mais!

Inclusive, tem gente que prefere fazer o famigerado passeio curto bate e volta, a fim de evitar gastar muito tempo e dinheiro com deslocamentos.

Existem muitos destinos incríveis que podem ser visitados em um final de semana prolongado, ou até mesmo em um dia de folga.

Você pode escolher uma cidade histórica, uma praia, uma montanha, um parque, um museu, um festival ou qualquer outro lugar que te agrade.

O importante é pesquisar as opções de passeios que existem na sua região e que se encaixam no seu perfil e no seu bolso.

Faça viagens temáticas e personalizadas

Uma quarta dica para feriados estendidos, com a ideia de viajar mais, é fazer viagens temáticas e personalizadas.

Todavia, escolha um tema que te interessa para montar a sua viagem. Por exemplo, você pode fazer um passeio gastronômico para um lugar bem bacana.

Da mesma maneira, pode fazer uma viagem cultural, ecológica, esportiva, romântica ou qualquer outro tipo de passeio que te atraia.

Fazer viagens temáticas e personalizadas te ajuda a aproveitar melhor os seus dias de folga, pois você pode focar no que realmente gosta e no que te faz feliz.

Além disso, pode escolher os lugares, as atividades, as pessoas e as experiências que mais combinam com você e com o seu objetivo de viagem.

Aproveite os benefícios de estender feriados e viajar mais

Por fim, uma última dica para estender os feriados e focar em passeios é aproveitar os benefícios de viajar mais.

Como estender os feriados: Jovem garota viaja com o barco de táxi tailandês e está a fotografar. Crédito: Oleh Slobodeniuk.
Crédito: Oleh Slobodeniuk – Dicas para estender os feriados e viajar mais!

Ou seja, viajar é uma das melhores coisas que podemos fazer na vida, pois nos traz muitos benefícios, como:

  • Ampliar os nossos horizontes e conhecer novas culturas, pessoas e lugares
  • Desenvolver novas habilidades e competências, como a comunicação, a criatividade e a adaptabilidade
  • Aumentar a nossa autoestima e a nossa confiança, ao enfrentarmos novos desafios e superarmos os nossos medos
  • Melhorar a nossa saúde física e mental, ao reduzirmos o estresse, a ansiedade e a depressão
  • Enriquecer a nossa memória e o nosso aprendizado, ao vivenciarmos novas situações e adquirirmos novos conhecimentos

Portanto, viajar mais é uma forma de investir em nós mesmos, em nosso bem-estar e em nossa felicidade.

E, para isso, não precisamos de muito dinheiro ou de muito tempo. Basta seguir as dicas que demos neste artigo e planejar as nossas folgas de forma inteligente e criativa.

Assim, podemos estender os feriados e viajar mais, sem deixar de lado as nossas responsabilidades e os nossos compromissos.

Sugestões de destinos de acordo com o tempo disponível

Para te ajudar ainda mais a planejar as suas viagens, vamos te dar algumas sugestões de destinos de acordo com o tempo que você tem disponível. Veja a seguir:

3 a 5 dias de folga: Região Sudeste do Brasil

Uma boa opção para quem tem poucos dias de folga é visitar a região Sudeste do Brasil, que oferece uma variedade de atrações para todos os gostos.

Você pode conhecer as belezas naturais e históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Tiradentes e Inhotim.

Ou, se preferir, pode curtir as praias e a vida noturna de São Paulo e Rio de Janeiro, que são as maiores cidades do país.

Outra alternativa é explorar o Espírito Santo, que tem belas paisagens litorâneas, como Guarapari, Vila Velha e Domingos Martins.

5 a 7 dias de férias: Região Nordeste do Brasil

Se você tem uma semana de férias, pode aproveitar para conhecer a região Nordeste do Brasil, que é famosa por suas praias paradisíacas, sua cultura rica e sua gastronomia deliciosa.

Você pode escolher entre destinos como Porto de Galinhas, em Pernambuco, que tem piscinas naturais de águas cristalinas.

Também tem a opção de viajar para Salvador, na Bahia, que é a primeira capital do Brasil e tem um patrimônio histórico e cultural impressionante.

Fortaleza, no Ceará, também é uma ótima alternativa, pois trata-se de uma cidade vibrante e cheia de atrações, como o Beach Park, por exemplo, considerado como um dos maiores parques aquáticos da América Latina.

7 a 10 dias de férias: América Latina

Para quem tem mais tempo, uma boa ideia é viajar para a América Latina, um continente que tem muitos destinos incríveis e diversificados.

Você pode se encantar com as ruínas de Machu Picchu, no Peru, uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Do mesmo modo, você pode se surpreender com as Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina, que são as maiores quedas d’água do planeta.

Por fim, pode se divertir com a animação e o charme de Cartagena, na Colômbia, uma cidade colonial que tem um centro histórico colorido e uma orla maravilhosa.

10 a 15 dias de férias: Europa Ocidental

Se o seu desejo é conhecer a Europa, mas não sabe por onde começar, uma boa dica é escolher a região da Europa Ocidental, que abrange países como França, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.

Esses países têm uma grande variedade de atrações, que vão desde monumentos históricos, como a Torre Eiffel, em Paris, até paisagens naturais, como os Alpes.

15 a 20 dias de férias: Estados Unidos

Para quem tem mais tempo e quer conhecer a América do Norte, uma boa opção é visitar os Estados Unidos, um país que tem de tudo um pouco.

Você pode se maravilhar com as cidades cosmopolitas, como Nova York, Los Angeles e Chicago, que têm museus, parques, arranha-céus e muita cultura.

Você também pode se aventurar pelos parques nacionais, como o Grand Canyon, o Yellowstone e o Yosemite, que têm paisagens deslumbrantes e uma fauna diversificada.

E se você gosta de diversão, não pode deixar de ir a Orlando, na Flórida, que é a capital mundial dos parques temáticos, como a Disney, a Universal e o SeaWorld.

20 a 25 dias de férias: Ásia Oriental

A Ásia é outra opção interessante para aproveitar as férias, afinal, estamos falando de um continente que tem muitas culturas, religiões e tradições diferentes.

Logo, uma boa ideia é visitar a região da Ásia Oriental, que inclui países como China, Japão, Coreia do Sul e Tailândia.

Você pode se impressionar com a história e a modernidade desses países, que têm cidades como Pequim, Tóquio, Seul e Bangkok, que misturam templos, palácios, arranha-céus e tecnologia.

Também pode se encantar com as belezas naturais, como a Grande Muralha da China, o Monte Fuji, no Japão e a Ilha Jeju, na Coreia do Sul.

30 dias de férias: Nova Zelândia

Se você tem um mês inteiro de férias e quer conhecer um destino incrível do mundo, uma boa sugestão é visitar a Nova Zelândia, um país que fica na Oceania e que tem algumas das paisagens mais bonitas e surpreendentes do planeta.

Você pode explorar as duas ilhas principais do país, a Ilha Norte e a Ilha Sul, que têm atrações para todos os gostos.

Você pode ver de perto os vulcões, as fontes termais e as praias da Ilha Norte, que também tem cidades como Auckland e Wellington, que são charmosas e cosmopolitas.

Também pode admirar as montanhas, os lagos, os fiordes e os glaciares da Ilha Sul, que também tem cidades como Christchurch e Queenstown, que são animadas e cheias de aventura.

E se você é fã de cinema, não pode deixar de visitar os cenários onde foram filmados os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, como o Condado, a Montanha da Perdição e o Lago Pukaki.

Voos promocionais para viajar mais nos feriados

Se você gostou das nossas dicas para estender os feriados e viajar mais, saiba que é possível economizar ainda mais com passagens aéreas promocionais. Temos uma parceria com o Skyscanner, um dos maiores buscadores de viagens do mundo.

Com essa ferramenta, você pode comparar preços de milhares de companhias aéreas e agências, mostrando as melhores ofertas para o seu destino e data escolhidos.

Além de voos, o Skyscanner ajuda a encontrar hotéis promocionais e opções econômicas de aluguel de carros.

Basta inserir seu destino, datas e número de passageiros para ver uma lista de voos ordenados pelo menor preço. Então, acesse o buscador abaixo e aproveite as passagens aéreas promocionais para viajar mais nos feriados:

 

FAQ sobre como estender os feriados e viajar mais

Para finalizar este artigo, vamos responder a algumas perguntas frequentes que as pessoas têm sobre como estender feriados e viajar mais.

São perguntas baseadas nas buscas mais populares do Google dos últimos anos, e podem te ajudar a tirar as suas dúvidas e a planejar melhor as suas viagens. Veja a seguir:

Como saber quais são os feriados do ano?

Você pode consultar um calendário online ou um aplicativo de calendário no seu celular, que mostram os feriados nacionais, estaduais e municipais.

Como negociar as folgas com o chefe ou o cliente?

Seja honesto, profissional e flexível, explicar o motivo da sua solicitação, mostrar o seu planejamento, oferecer soluções e estar disposto a compensar as horas perdidas.

Como escolher o destino da viagem?

Você deve levar em conta o seu gosto pessoal, o seu orçamento, o tempo disponível, a época do ano, a oferta de transporte e hospedagem, e as atrações do lugar. Também pode pesquisar os destinos na internet ou pedir recomendações para amigos e familiares.

Como fazer as malas para a viagem?

Verifique a previsão do tempo, escolha roupas confortáveis, leve apenas o essencial, organize os itens de higiene em uma necessaire, guarde documentos e dinheiro em uma bolsa, coloque objetos frágeis na mala despachada e eletrônicos na mala de mão.

Como economizar na viagem?

Compare preços de passagens, hospedagens, passeios e transportes utilizando sites como o Skyscanner. Aproveite promoções, descontos e facilidades de pagamento. Opte por destinos acessíveis, faça um orçamento e planejamento financeiro, evite gastos desnecessários, e aproveite benefícios de programas de fidelidade, milhas, cartões de crédito e cupons de desconto.
Como estender os feriados: Jovem garota desfrutando a bela vista do campo de arroz na Tailândia. Crédito: Kitzcorner.
Crédito: Kitzcorner – Aproveite suas férias em destinos incríveis!

Como aproveitar a viagem?

Crie um roteiro com as principais atrações, mas reserve espaço para improvisação. Respeite seu ritmo e estilo de viagem, evitando comparações. Experimente a culinária, cultura e tradições locais, interaja com moradores e viajantes, aprenda com histórias e experiências. Registre momentos, mas evite excessos ou distrações com redes sociais.

Como evitar problemas na viagem?

Contrate um seguro viagem para proteção em acidentes, doenças, cancelamentos, perdas ou roubos. Verifique a validade de passaporte, visto, vacinas e documentos necessários. Informe-se sobre regras, costumes e leis do destino, respeitando-os. Priorize segurança e saúde, evitando situações de risco. Tenha um plano B para imprevistos ou mudanças de planos.

Como voltar ao trabalho depois da viagem?

Retorne um ou dois dias antes do fim das folgas para se adaptar ao fuso horário, descansar e organizar suas coisas. Retome a rotina gradualmente, evitando sobrecarga. Compartilhe experiências e fotos sem exageros, agradecendo ao chefe ou cliente pela oportunidade de folga. Demonstre comprometimento e produtividade.

Viaje mais em seus dias de folga

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele te inspire a viajar mais nos seus dias de folga. E, caso tenha alguma outra dica ou sugestão de viagem, deixe o seu comentário abaixo.

Além disso, se quiser receber mais conteúdos sobre passeios, viagens, shows, cinema, streaming, teatro, exposições, cursos, leituras e todo tipo de programa que possa ser ideal para um dia de folga, assine a nossa newsletter.

Fontes: Skyscanner; Civitatis; Guia Viajar Melhor; Viagem e Turismo; Melhores Destinos; Quanto Custa Viajar; Viaje na Viagem; Lonely Planet; TripAdvisor; O Globo.

Erico Gomes

Aqui no dfolga.com a ideia é relaxar, se divertir e aproveitar cada momento com as melhores dicas sobre o que fazer no tempo livre. Além disso, nosso portal traz diversas atualizações que ensinam como turbinar os dias de folga sem nenhuma complicação!
0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Comentários embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress
Fechar

Adblock detectado

Olá!Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios em nosso site. Embora entendamos que você queira ter uma experiência livre de anúncios, gostaríamos de lembrar que os anúncios são uma das principais fontes de receita que nos permitem continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente. Ao desativar seu bloqueador de anúncios em nosso site, você nos ajuda a manter nossa operação funcionando e nos permite continuar oferecendo um serviço de qualidade a todos os nossos usuários.Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo!