Negócios e Finanças
Tendência

Como funciona o Twitter para empresas

Uma visão geral sobre como usar o Twitter para empresas e engajar ainda mais!

Você já considerou utilizar o Twitter para empresas como uma estratégia direta para o seu trabalho de marketing digital?

De acordo com o levantamento realizado pela We Are Social, em parceria com a HootSuite, o Twitter é uma das redes sociais mais populares do Brasil.

Ou seja, com aproximadamente 19 milhões de usuários, essa plataforma ocupa a nona posição entre as redes mais usadas no País.

Por essa razão, aprender a usá-la de forma estratégica e planejada pode ser algo muito vantajoso para as pequenas empresas.

Twitter para empresas
Crédito: iStock – Como funciona o Twitter para empresas!

Se você está com tempo livre e quer como funciona o Twitter para pequenos negócios, continue com a gente e descubra como aproveitar todo o potencial dessa ferramenta de comunicação e engajamento.

Marketing digital no Twitter

Criado em 2006 no estado da Califórnia, e adquirido recentemente pelo bilionário Elon Musk, o Twitter surgiu com a proposta de ser um espaço para atualizações pessoais de até 140 caracteres.

Mas, ao longo do tempo, a rede foi se popularizando e englobando diversas áreas como um meio de comunicação mais efetivo.

E isso porque, a respectiva rede permite um contato mais horizontalizado, dinâmico e próximo com as pessoas e tendências da atualidade.

Posicionamento mais informal

Para se ter uma ideia, no mundo empresarial, o Twitter para empresa proporciona a criação de um posicionamento mais informal e imediato entre as companhias e consumidores.

Isso significa que, por meio de tweets, compartilhamentos e curtidas, seu negócio pode resultar num desenvolvimento mais assertivo de sua imagem social.

Afinal, o marketing digital é muito mais que promover vendas, ou seja, é ir além, aprendendo como criar Twitter para empresa para reforçar valores e a missão do negócio.

Sem dúvida, isso tudo vai servir não só para quem está aprendendo como usar o Twitter para empresas, mas também para quem está a divulgar seu negócio no Pinterest Brasil, por exemplo.

Apostando no Twitter para empresas

Twitter para empresas: Executivo olhando um painel com prédios e um logo gigante do Twitter com o termo "Twitter Business".
Crédito: iStock – Conectando-se com o mundo dos negócios em 280 caracteres!

Para as pequenas empresas que buscam seu espaço, estar presente no Twitter empresa pode até mesmo ampliar o alcance de sua marca.

Além disso, seu negócio poderá atingir novos públicos, ao passo que a possibilidade de converter novos clientes é algo real.

Vale salientar que outra razão para apostar no Twitter como parte de uma estratégia de marketing digital de sua microempresa é o redirecionamento para uma rede principal.

Isto é, você pode utilizar a plataforma como apoio de divulgação de postagens e materiais do seu blog principal, por exemplo.

Para entender melhor isso, confira no tópico abaixo dicas sobre como impulsionar os resultados no marketing digital utilizando apenas o Twitter para empresas.

Twitter para empresas em desenvolvimento

Sabendo que o Twitter pode atuar para otimizar resultados e humanizar a imagem de uma empresa perante o cliente, como posso melhorar ainda mais a presença digital do meu negócio?

Acompanhe as dicas que preparamos para você nos tópicos a seguir!

Saiba com quem sua empresa quer dialogar

Empresas pequenas muitas vezes podem acabar querendo atender a um público muito amplo.

Entretanto, muitas vezes buscar atender a consumidores gerais pode ser um problema, dando a impressão de uma identidade genérica para a sua Brand.

Por isso, em primeiro lugar, é importante saber o que sua empresa é, qual o público-alvo que ela pretende alcançar e quais são seus objetivos antes de entrar na rede.

Definir sua persona, suas metas, seu tom de voz e a frequência de suas postagens é uma parte essencial do que será sua estratégia digital ao trabalhar com o Twitter para empresas.

Dessa forma, quando criar o perfil da sua Companhia, você terá um planejamento muito mais claro sobre o que você precisa fazer para engajar e como ampliar sua marca no Twitter.

Isso também funciona para outras redes sociais, ou seja, para quem pretende começar a promover seu restaurante com posts no YouTube Shorts, por exemplo.

Twitter para empresas: Pessoa sentada segura um celular e está a pesquisar rede sociais - desenho de vários logos dessas redes "saltando" do celular.
Crédito: iStock – Conecte-se com o mundo em um clique: todas as suas redes em um só lugar.

Use as ferramentas que a plataforma disponibiliza

Depois de definir e solidificar a identidade de sua empresa, dedique-se a conhecer os recursos e como funciona o Twitter empresas. Mas, antes, procure fazer o seguinte:

  • Crie uma “@” simples e atraente;
  • Providencie as fotos que utilizará em seu perfil;
  • Escreva uma Bio que fortaleça a sua identidade;
  • Crie tweets com informações importantes sobre sua empresa;
  • Adicione links para as outras redes da empresa;
  • Faça uso de hashtags para aproximar seu micronegócio ao de pessoas com interesses semelhantes. Mas, atenção: planeje as suas hashtags, pois elas contam como caracteres!

Interaja sempre!

Após compreender os recursos do Twitter para empresas pequenas, é o momento de começar de fato a executar sua estratégia de marketing digital.

Estar atento às suas notificações e responder aos comentários, dúvidas e repplies de seus posts no Twitter vai fazer com que seu público se sinta ouvido.

Do mesmo modo, unifique sua linguagem e instrua sua equipe para que sua marca transpareça com muito mais profissionalismo e solidez. Afinal, o que comunicar é mais eficiente do que apenas estar se comunicando.

Mantenha sempre o diálogo!

Saiba que não é apenas com os consumidores que você pode conversar.

Isto porque, no Twitter, você também consegue manter diálogo com seus funcionários e com outras empresas, concorrentes ou não.

Assim, você consegue monitorar o que é tendência no mercado, independentemente do setor de sua marca e, até mesmo, criar parcerias estratégicas com outras companhias.

Por fim, vale salientar a importância de dar RTs (retweets), responder e criar listas de usuários e seguidores para aumentar o seu engajamento.

Tudo isso que dizer o seguinte: ser ativo na plataforma é uma maneira de mostrar como sua empresa se preocupa com as causas em que acredita, com a tecnologia e com a satisfação dos clientes.

Trabalhe também com conteúdo audiovisual

No Twitter sua pequena empresa tem a liberdade de poder difundir e expressar sua identidade de maneira mais informal.

Ou seja, é possível usar memes, músicas, Gifs e montagens para captar o interesse dos seus seguidores, assim como acontece no Instagram, por exemplo.

Você pode, inclusive, padronizar a sua expressão digital para as outras redes, criando um conteúdo transmídia com ações e horários planejados.

Por isso, libere sua criatividade! Use recursos audiovisuais como uma forma de tornar seu conteúdo mais humano, chamativo e dinâmico.

Aposte no Twitter para empresas – e outros apps

Vimos neste artigo que uma das principais vantagens do Twitter é que ele permite que toda e qualquer empresa o utilize como uma estratégia de comunicação.

Quer dizer, com o limite de 280 caracteres, muitos negócios são incentivados a uma comunicação mais sucinta e criativa na Rede.

Isso é particularmente útil para Organizações que desejam fazer anúncios importantes ou responder rapidamente a perguntas de seus clientes.

Além disso, o Twitter é uma ótima plataforma para:

  • Empresas monitorarem sua marca e descobrirem o que seus clientes estão dizendo sobre seus produtos ou serviços;
  • Empresas responderem rapidamente a problemas ou preocupações dos clientes e construir uma reputação positiva;
  • Empresas utilizarem essa ferramenta para promover seus produtos ou serviços, como fotos e vídeos de seus produtos, links para site ou blog sobre dicas que ensinam como juntar dinheiro para viajar, além de promoções exclusivas para seus seguidores;
  • Empresas focarem mais no uso das hashtags para se conectar com um público mais amplo e atrair novos seguidores.
Twitter para empresas: Vários logos de aplicativos.
Crédito: iStock – O Twitter é uma plataforma para conexões e informações em tempo real.

Mais pontos positivos em usar o Twitter para empresas

Outro benefício do Twitter é que ele permite que as empresas se conectem com influenciadores em sua indústria.

Ou seja, as empresas podem entrar em contato com Influencers relevantes para promover seus produtos ou serviços, o que pode aumentar sua visibilidade e alcançar novos públicos.

No entanto, é importante lembrar que o Twitter é uma plataforma pública e que qualquer coisa que as empresas postem pode ser vista por pessoas em geral.

Com isso, vale lembrar que independentemente de se contratar uma pessoa influente ou não, a comunicação no Twitter deve ser feita com bom senso.

Logo, esse tipo de prudência com certeza garantirá a boa imagem da sua empresa no meio digital.

Isso significa que toda e qualquer empresa deve ter cuidado ao que vai postar e, assim, garantir que suas mensagens estejam alinhadas com sua marca e valores.

Ferramenta Valiosa

Twitter para empresas: Diagrama representando um monitor com diversos links para logos de redes sociais e apps.
Crédito: iStock – Essa é uma plataforma de conexão, compartilhamento e opiniões em tempo real.

O Twitter pode ser uma ferramenta valiosa para as organizações alcançarem seus objetivos de marketing, lembrando sempre que é importante saber como fazer isso.

Desse modo, podemos concluir que com sua capacidade de comunicação rápida, monitoramento de marca, promoção de produtos e serviços e conexão com influenciadores, o Twitter para empresas pode ser uma excelente solução.

E tal solução, quando bem utilizada, certamente será capaz de fazer com que uma Companhia alcance de fato um público mais amplo, podendo construir uma marca mais forte e engajada.

Agora que você sabe como funciona o Twitter para Empresas, aproveite seu tempo livre para começar a fazer uso dessa importante ferramenta a alavancar ainda mais os seus negócios!

Fontes: Rock Content, Resultados Digitais, RD Station, Social Media Examiner, HubSpot.

Erico Gomes

Aqui no dfolga.com a ideia é relaxar, se divertir e aproveitar cada momento com as melhores dicas sobre o que fazer no tempo livre. Além disso, nosso portal traz diversas atualizações que ensinam como turbinar os dias de folga sem nenhuma complicação!
0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Comentários embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress
Fechar

Adblock detectado

Olá!Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios em nosso site. Embora entendamos que você queira ter uma experiência livre de anúncios, gostaríamos de lembrar que os anúncios são uma das principais fontes de receita que nos permitem continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente. Ao desativar seu bloqueador de anúncios em nosso site, você nos ajuda a manter nossa operação funcionando e nos permite continuar oferecendo um serviço de qualidade a todos os nossos usuários.Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo!