Cultura e Entretenimento
Tendência

16 museus no mundo que você precisa conhecer

Descubra tesouros culturais em diferentes partes do planeta!

Museus no mundo oferecem uma riqueza de conhecimento e experiência para aqueles que os visitam.

Desde a arte e a história até a ciência e a tecnologia, os museus apresentam uma ampla gama de assuntos que atraem pessoas de todas as idades e origens.

Muitos museus pelo mundo, inclusive, abrigam algumas das coleções mais impressionantes do planeta.

Essas coleções, no entanto, são capazes de proporcionar o acesso a obras de arte famosas e artefatos históricos importantes, sem falar nas exposições interativas e educacionais.

Museus no mundo: Jovem mulher sorri para a câmera em uma galeria de arte.
Crédito: iStock / PeopleImages – 16 museus no mundo que você precisa conhecer!

Além disso, sabemos que há museus que geram um impacto significativo na economia local e, desse modo, se configuram como um destino turístico popular que, na maioria das vezes, acaba atraindo um número maior de visitas.

Planejando uma visita ao museu

Com tantos museus incríveis no mundo, pode ser difícil decidir quais visitar. Mas, existem alguns que são simplesmente imperdíveis, seja pela beleza de suas coleções, pela importância histórica ou pela experiência única que oferecem.

Isso significa que se você é daquelas pessoas que adora uma exposição e que já está vendo como planejar uma viagem, inclusive juntando dinheiro para viajar, saiba que é interessante colocar no seu roteiro algum museu para visitar. Até por isso, decidimos explorar no artigo de hoje alguns dos museus mais importantes do mundo que merecem um lugar em sua lista de viagens.

Ou seja, trata-se de uma lista com 16 opções de exposições que, cá entre nós, são verdadeiras joias da humanidade e que devem ser locais obrigatórios de quem verdadeiramente ama a arte, a história e a ciência. Aproveite!

1. Metropolitan Museum of Art – Nova York

O Metropolitan Museum of Art em Nova York é um dos tesouros culturais mais impressionantes do mundo e não pode ficar de fora da sua lista de museus para visitar.

Com uma coleção de mais de 2 milhões de obras de arte de diferentes épocas e lugares, o museu é um verdadeiro passeio pela história.

Ao visitar o Metropolitan, você pode apreciar desde a arte egípcia até a contemporânea, passando por obras de artistas como Vincent van Gogh, Rembrandt, Michelangelo e muitos outros.

Do mesmo modo, o museu conta com exposições temporárias, palestras e eventos culturais ao longo do ano.

Além disso, a arquitetura do edifício em si é uma atração à parte, com um grande átrio central e escadarias majestosas.

Não perca mais tempo! Clique aqui e garanta seu ingresso para o Metropolitan Museum of Art.

2. Museu do Louvre – Paris

Museus no mundo: Arte milenar e cultura europeia no Museu do Louvre em Paris.
Crédito: iStock / David_Schultz – O Louvre é conhecido por sua coleção de arte milenar europeia.

O Museu do Louvre é um dos museus mais famosos e visitados do mundo, situado em Paris, França.

Ele abriga uma coleção incomparável de arte e artefatos históricos, que vão desde antiguidades egípcias até obras-primas renascentistas.

Para se ter uma ideia, no Louvre, você pode ver de perto alguns dos tesouros culturais mais famosos do mundo, como a Monalisa de Leonardo da Vinci, a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia e muito mais.

Além disso, o museu tem mais de 35 mil obras em exposição, sendo que é impossível ver tudo em apenas uma visita.

Ou seja, é necessário reservar tempo suficiente para aproveitar ao máximo esse que é um dos museus mais importantes do mundo.

Garanta seu passeio pelo Louvre clicando aqui!

3. Museu Hermitage – São Petersburgo

O Museu Hermitage em São Petersburgo é um dos museus mais relevantes do mundo, com uma coleção de mais de três milhões de obras de arte e artefatos culturais.

Fundado em 1764, o museu é composto por seis edifícios históricos, incluindo o Palácio de Inverno, antiga residência dos czares russos.

As coleções incluem pinturas, esculturas, artefatos arqueológicos, moedas e medalhas, além de tesouros de ouro e joias.

Da mesma maneira, destacam-se obras de Leonardo da Vinci, Rembrandt, Michelangelo, entre outros grandes artistas.

Ou seja, o Hermitage é uma verdadeira imersão na história e cultura russa, além de ser um tesouro cultural que deve ser visitado por todos os amantes de museus.

Não perca a chance de visitar um dos museus mais incríveis do mundo, adquira agora mesmo o seu ingresso clicando aqui.

4. Museu Nacional da China – Pequim

O Museu Nacional da China, em Pequim, é um dos museus mais visitados do mundo, com uma vasta coleção de tesouros culturais.

Localizado na Praça Tiananmen, o museu abriga mais de um milhão de objetos, incluindo relíquias históricas, pinturas, cerâmica, jade e muito mais.

Com mais de 50 anos de história, esse museu é um símbolo importante da cultura chinesa e sua coleção é considerada uma das mais ricas do mundo.

Entre as peças mais famosas do acervo estão a Cerâmica Tri-colorida, o Ovo de Dragão e a Jade Bi, todos datados de séculos atrás.

Trata-se de uma visita obrigatória para quem está em Pequim e busca conhecer a rica história e cultura da China.

Se você é uma pessoa apaixonada por arte, não pode deixar de visitar o Museu Nacional da China! Clique aqui para saber mais.

5. Museu Nacional de História Natural – Washington D.C.

O Museu Nacional de História Natural, localizado em Washington D.C., é um dos museus mais impressionantes.

Fundado em 1910, o museu possui mais de 126 milhões de espécimes que contam a história da vida na Terra, desde a pré-história até os dias atuais.

Com suas exibições interativas e educacionais, o Museu Nacional de História Natural oferece uma experiência única e enriquecedora para todas as idades.

Os visitantes podem ver esqueletos de dinossauros em tamanho real, fósseis raros, uma coleção de pedras preciosas e meteoritos, além de aprender sobre as maravilhas da vida marinha e a diversidade da vida animal em todo o mundo.

Do mesmo modo, não deixe de conferir a exposição “Ocean Hall”, que abriga um modelo de baleia azul de 14 metros e uma variedade de criaturas marinhas fascinantes.

Além disso, o museu abriga o famoso diamante Hope, um dos maiores diamantes azuis já descobertos.

Não perca a oportunidade de conhecer este tesouro cultural em sua próxima viagem a Washington D.C.! Clique aqui então para ficar por dentro das exposições e eventos.

6. Museu Britânico – Londres

O Museu Britânico em Londres é um dos museus mais conhecidos do mundo e um verdadeiro tesouro cultural.

Fundado em 1753, ele abriga mais de 8 milhões de objetos que contam a história desde seus primórdios até os dias de hoje.

Entre suas peças mais famosas estão a Pedra de Roseta, os frisos do Partenon de Atenas, a Múmia de Ramsés II, além de objetos de culturas antigas como a egípcia, a romana e a grega.

Mas não é só isso: o museu também conta com coleções de artefatos asiáticos, africanos e americanos, além de uma das maiores coleções de manuscritos do mundo.

A visita ao Museu Britânico é uma experiência única e enriquecedora, onde é possível aprender muito sobre a história e apreciar obras de arte e objetos preciosos de diferentes culturas e épocas.

Para se ter uma noção das maravilhas desse museu, confira abaixo o vídeo da Chris Beduschi, do canal Estou em Londres, em que ela mostra alguns objetos em destaque que fazem parte do acervo desse maravilhoso museu. Confira!

Tour no MUSEU BRITÂNICO em LONDRES | Museu Gratuito | Estou Em Londres

E aí, curtiu o vídeo? Então, não deixe de incluí-lo em sua lista de museus no mundo para visitar e, se você já está planejando a sua próxima viagem, clique aqui para mais informações.

7. Museu Nacional de Antropologia – Cidade do México

O Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México é um dos mais importantes museus de história e antropologia das Américas.

Ele abriga uma vasta coleção de objetos pré-hispânicos que mostram a história e as tradições das culturas indígenas do México.

Para se ter uma ideia, os visitantes podem explorar as exposições permanentes, que incluem peças de artefatos pré-colombianos, objetos religiosos, joias, utensílios domésticos, além de outras coleções notáveis, como a famosa pedra do sol asteca.

O edifício do museu é uma obra-prima de arquitetura modernista e é cercado por jardins exuberantes, que também são um ponto de interesse para os visitantes.

O Museu Nacional de Antropologia é uma parada obrigatória para quem deseja explorar as ricas tradições e culturas das Américas.

Por isso, não deixe de visitar essa maravilhosa atração, sendo que, inclusive, você já pode ter informações sobre o museu clicando aqui!

8. Museus Vaticanos – Cidade do Vaticano

Museus no mundo: Pátio da Pinha no Vaticano em dia de chuva.
Crédito: iStock – Descubra a beleza do pátio da Pinha nos Museus Vaticanos.

Os Museus Vaticanos são uma coleção de museus e galerias localizados na Cidade do Vaticano, que contam com uma das maiores e mais importantes coleções de arte do mundo.

São cerca de 54 galerias e salas que incluem obras de artistas famosos, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Caravaggio e muitos outros.

Ou seja, os visitantes podem apreciar pinturas, esculturas, artefatos históricos, tapeçarias e objetos arqueológicos de valor inestimável.

Um dos destaques dos museus é a Capela Sistina, famosa por seus afrescos, incluindo a obra-prima de Michelangelo, o teto da capela.

Os Museus Vaticanos atraem milhões de visitantes todos os anos e são um destino imperdível para quem gosta de arte e história.  Além disso, a arquitetura do próprio edifício é impressionante e vale a pena ser apreciada.

Para quem quer visitar, é recomendável comprar ingressos antecipadamente para evitar filas e, assim, garantir uma experiência mais tranquila e proveitosa.

9. Museu Victoria & Albert – Londres

O Museu Victoria & Albert, localizado em Londres, é considerado um dos maiores e mais importantes museus de arte e design do mundo.

Fundado em 1852, seu acervo abrange mais de 5.000 anos de arte e cultura, com mais de 2,3 milhões de objetos em exposição.

O museu abriga uma coleção incrível de esculturas, cerâmicas, joias, roupas, mobiliário e outras obras de arte decorativas, incluindo uma galeria dedicada exclusivamente às artes asiáticas.

Além das exposições permanentes, o Victoria & Albert Museum também oferece exposições temporárias, programas educacionais e atividades interativas para todos os públicos.

Uma das atrações mais populares do museu é a sala de Cast Courts, que abriga réplicas em gesso de algumas das obras de arte mais famosas do mundo, como o David de Michelangelo e o Parthenon de Atenas.

Não deixe de visitar o Museu Victoria & Albert em sua próxima viagem a Londres. Clique aqui para ter mais informações de um passeio completo.

10. Museu Nacional de Tóquio – Japão

O Museu Nacional de Tóquio é um dos principais museus do Japão e um dos mais antigos do país, fundado em 1872.

O museu abriga uma ampla coleção de artefatos japoneses e asiáticos, incluindo peças de cerâmica, arte popular, espadas samurai, artefatos arqueológicos e muito mais.

O prédio em si é uma obra-prima arquitetônica, com uma mistura única de estilos ocidentais e orientais.

Uma das principais atrações do museu é a Galeria de Tesouros Nacionais, que exibe muitas das obras de arte mais valiosas do Japão, incluindo pinturas, esculturas e espadas samurai.

Da mesma forma, o museu briga uma biblioteca especializada em história e cultura japonesa, aberta ao público em geral.

Enfim, o Museu Nacional de Tóquio é uma parada obrigatória para qualquer um interessado na história e cultura japonesa. Visite o site oficial do museu para mais informações clicando aqui.

11. Museu Nacional do Prado – Madrid

O Museu Nacional do Prado é um dos mais importantes do mundo e abriga uma das maiores coleções de arte europeia, com obras que vão do século XII ao XX.

São mais de 7 mil pinturas, 1.000 esculturas, 4.800 gravuras e 8.200 desenhos, além de um grande número de objetos decorativos e históricos.

Museus no mundo: Fachada do Museu Nacional do Prado em Madrid.
Crédito: iStock – Museu Nacional do Prado em Madrid.

Entre as obras de arte mais famosas do acervo estão “As Meninas” de Velázquez, “O Jardim das Delícias Terrenas” de Hieronymus Bosch e “Las Majas” de Goya.

Inclusive, vale salientar que o museu possui coleções de outros artistas renomados, como El Greco, Rubens, Rembrandt, Tiziano, Fra Angelico, entre outros.

Se você ama arte, o Museu Nacional do Prado é uma parada obrigatória na sua viagem para Madrid! Por isso, clique aqui para garantir sua visita guiada.

12. Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía – Madrid

O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía é um dos principais museus de arte moderna e contemporânea da Espanha e do mundo.

Localizado em Madrid, o museu abriga uma vasta coleção de arte, incluindo obras de grandes artistas espanhóis, como Pablo Picasso e Salvador Dalí.

Além disso, o museu é conhecido por abrigar a famosa obra de arte “Guernica”, de Picasso, um poderoso mural que retrata os horrores da Guerra Civil Espanhola.

O prédio do museu foi originalmente construído como hospital no final do século XVIII, e passou por várias renovações antes de se tornar um espaço dedicado à arte em 1992.

Hoje, no entanto, o museu oferece exposições temporárias e permanentes, bem como uma ampla variedade de programas educacionais e culturais.

Não deixe de visitar o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía em sua próxima viagem para Espanha, afinal, trata-se de um passeio imperdível para os amantes da arte em todo o mundo.

Clique aqui e fique por dentro das exposições e programações desse verdadeiro tesouro da arte moderna e contemporânea!

13. Museu Egípcio do Cairo – Egito

O Museu Egípcio do Cairo é um dos museus mais notáveis do mundo, abrigando a maior coleção de artefatos egípcios antigos.

Situado no Cairo, capital do Egito, o museu abriga mais de 120 mil peças, incluindo a máscara funerária de Tutancâmon e o tesouro de Tuthmosis III.

A coleção do museu remonta ao século XIX e é considerada uma das mais importantes para o estudo da história e cultura do Egito Antigo.

Entre os objetos mais importantes do museu, estão as múmias dos faraós e suas famílias, bem como esculturas, sarcófagos e outros artefatos funerários.

Do mesmo modo, o museu abriga uma seção dedicada à arte islâmica, além de uma biblioteca com mais de 100 mil volumes.

Enfim, o Museu Egípcio do Cairo é uma parada obrigatória tanto para você que já comprou sua passagem quanto para você que está a juntar dinheiro para viajar.

Por isso, não deixe de clicar aqui e conferir informações atualizadas sobre exposições, horários de funcionamento e muito mais.

14. Museu do Palácio Nacional – Taiwan  

O Museu do Palácio Nacional, localizado em Taipei, Taiwan, é um dos museus mais importantes da Ásia e uma visita obrigatória para quem deseja conhecer a história e a cultura chinesa.

O museu foi criado em 1925 e abriga uma coleção impressionante de mais de 700 mil peças, incluindo cerâmica, jade, pinturas, caligrafia e antiguidades chinesas.

Localizado no Palácio Imperial, o prédio do museu foi construído no século XVIII e serviu como residência dos imperadores chineses durante a dinastia Qing.

Ou seja, a arquitetura do museu é espetacular, sendo que os jardins ao redor do palácio são belíssimos.

Ao visitar o Museu do Palácio Nacional, você terá a oportunidade de aprender sobre a história da China, desde a antiguidade até os dias atuais.

E entre as peças mais famosas do museu, vale destacar a Jadeite Cabbage, um pedaço de jade esculpido em formato de repolho, além do Meat-shaped Stone, uma peça esculpida em jaspe que imita carne de porco.

Quer ter uma experiência única nesse museu? Então, clique aqui para garantir esse momento único!

15. Museu de Arte de São Paulo (MASP)

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma das principais instituições culturais do Brasil e da América Latina.

Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o MASP é conhecido mundialmente por sua coleção de arte ocidental, que inclui obras de artistas como Rembrandt, Van Gogh, Picasso e Botticelli.

Além de sua coleção permanente, o MASP também realiza exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais, bem como eventos e atividades culturais.

O prédio do museu em si é uma atração turística em SP, com sua arquitetura modernista e sua icônica estrutura suspensa.

Vale ressaltar que o MASP é uma instituição sem fins lucrativos a qual busca sempre democratizar o acesso à cultura e à arte, oferecendo entrada gratuita aos sábados e com preços acessíveis nos demais dias da semana.

Ou seja, trata-se de um lugar imperdível para quem está a programar o que fazer em SP e que, com isso, deseja conhecer um pouco mais sobre a história da arte ocidental e brasileira.

Museus no mundo: Fachada do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Crédito: iStock – Fachada do MASP – Museu de Arte de São Paulo.

Garanta sua visita no MASP clicando aqui!

16. Museu Nacional de Arte Contemporânea de Niterói

O Museu Nacional de Arte Contemporânea de Niterói, projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, é um dos pontos turísticos mais icônicos do Rio de Janeiro.

Localizado em uma península na Baía de Guanabara, o museu é conhecido por sua arquitetura arrojada e moderna, que se destaca pela forma de disco voador.

O acervo é composto por mais de mil obras de artistas nacionais e internacionais, incluindo nomes como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Pablo Picasso.

Além disso, ele abriga exposições temporárias que trazem obras contemporâneas e inovadoras para o público.

O museu oferece uma vista deslumbrante da cidade do Rio de Janeiro, com um panorama de 360 graus que inclui a Ponte Rio-Niterói e o Pão de Açúcar.

Ou seja, é sem dúvida uma excelente opção para quem busca um programa cultural e turístico.

Museus no mundo para conhecer

Os museus são um tesouro para a humanidade, abrigando algumas das mais impressionantes coleções de arte, história e ciência do mundo.

Visitar museus não só proporciona uma experiência educativa e enriquecedora, mas também permite aos visitantes mergulharem em diferentes culturas e períodos históricos.

Esperamos que esta lista dos 16 museus mais importantes do mundo tenha inspirado você a planejar sua próxima viagem cultural.

E lembre-se, existem muitos outros museus incríveis espalhados pelo mundo que valem a pena ser visitados, então, nunca deixe de explorar e descobrir novas joias culturais.

Fontes: Google Arts & Culture, Museus no Mundo, Viator, Guia dos Museus.

Erico Gomes

Aqui no dfolga.com a ideia é relaxar, se divertir e aproveitar cada momento com as melhores dicas sobre o que fazer no tempo livre. Além disso, nosso portal traz diversas atualizações que ensinam como turbinar os dias de folga sem nenhuma complicação!
0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Comentários embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress
Fechar

Adblock detectado

Olá!Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios em nosso site. Embora entendamos que você queira ter uma experiência livre de anúncios, gostaríamos de lembrar que os anúncios são uma das principais fontes de receita que nos permitem continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente. Ao desativar seu bloqueador de anúncios em nosso site, você nos ajuda a manter nossa operação funcionando e nos permite continuar oferecendo um serviço de qualidade a todos os nossos usuários.Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo!