Com o recente sucesso do cinema brasileiro em premiações internacionais, cresce também o turismo audiovisual no país.
Em “O Agente Secreto”, que saiu vitorioso no Globo de Ouro 2026 e conquistou quatro indicações ao Oscar, cenários marcantes de Recife (PE) são verdadeiros protagonistas.

O resultado disso é a atual rota cinematográfica pela cidade, apoiada pela Embratur, que convida turistas a vivenciar experiências a partir das telas.
Lançada em outubro do ano passado, a Rota Cinematográfica “A cidade no cinema de Kleber Mendonça Filho”, permite que turistas e cinéfilos conheçam locações icônicas dos filmes do diretor pernambucano.
Durante o passeio, ruas, praças e edifícios históricos se reúnem para criar uma experiência imersiva que conecta cinema, memória e identidade cultural.
Continue a leitura e descubra como visitar os cenários dos filmes do premiado diretor!
O Agente Secreto impulsiona o turismo em Recife
Vencedor do Globo de Ouro 2026 nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, O Agente Secreto continua alcançando novas conquistas.
Agora, o filme também foi indicado a quatro categorias do Oscar, consagrando o reconhecimento internacional da obra de Kleber Mendonça Filho.
Ambientado no Recife dos anos 1970, o longa apresenta a cidade como elemento central da narrativa, retratando sua atmosfera, seus conflitos e riqueza histórica.
É nesse cenário que turistas podem conhecer de perto as locações que deram vida ao filme, agora integradas a uma rota cinematográfica apoiada pela Embratur.
Além de um passeio, a proposta é descrita como uma imersão sensorial que transforma a capital pernambucana em um personagem e convida o visitante a enxergar a cidade sob a ótica do cinema brasileiro contemporâneo.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o sucesso internacional das produções brasileiras é um motor para o turismo cultural. Para ele, esse reconhecimento é uma grande oportunidade de impulsionar o país no exterior.
“O cinema é um veículo poderoso para despertar o desejo de conhecer o Brasil de forma profunda e sensorial. Ao projetar locações brasileiras em telas de relevância mundial, o Brasil se firma na rota de grandes produções globais, atraindo viajantes que buscam experiências culturais vibrantes e históricas que transcendem o que é visto nas telas. A rota em Recife é, portanto, mais do que um passeio turístico. É um convite para entender a alma de um destino que respira arte e história”, afirma.
Além das locações de O Agente Secreto, também são contemplados os cenários das obras Recife Frio (2009), O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) e Retratos Fantasmas (2023).
Abaixo, confira alguns dos destinos que podem ser visitados pela Rota Cinematográfica!

Parque Treze de Maio – um marco em O Agente Secreto
Um dos cenários mais emblemáticos do percurso, o Parque Treze de Maio é um dos grandes pontos fortes de O Agente Secreto, especialmente nas cenas que envolvem o mito do Perna Cabeluda.
O espaço, tradicional na rotina dos recifenses, conecta o imaginário popular à narrativa cinematográfica, reforçando o diálogo entre ficção e memória urbana.
Cinema São Luiz
Ícone cultural da capital pernambucana, o Cinema São Luiz integra a rota como símbolo da relação histórica de Recife com a sétima arte.
O local aparece em diferentes obras do diretor Kleber Mendonça Filho, e representa a resistência dos cinemas de rua como espaços de encontro, cultura e identidade.
Cine Teatro do Parque
Outro ponto de destaque é o Cine Teatro do Parque, um dos mais antigos cinemas em funcionamento do Brasil.
O espaço reforça a atmosfera nostálgica presente nas obras do diretor e ajuda a contextualizar o papel do cinema na formação cultural da cidade.
Edifício Trianon
O edifício Trianon também faz parte do roteiro e aparece como exemplo da arquitetura urbana que permeia os filmes de Mendonça Filho.
O local é utilizado principalmente na composição de um “mapa sentimental” do Recife retratado nas produções.
Cinema, tecnologia e turismo cultural em Recife
Para viver a experiência da Rota Cinematográfica, é necessário utilizar o aplicativo Roteo, disponível para smartphones Android e iOS.
Por meio da plataforma, o turista pode acessar conteúdos interativos, narrações guiadas e recursos de realidade aumentada que reconstituem cenas dos filmes exatamente nos locais onde foram gravadas, permitindo uma vivência imersiva e inovadora.
Ao todo, a rota passa por nove pontos e percorre bairros como Graças e Espinheiro, revelando o cotidiano íntimo e político capturado pelas lentes de Kleber Mendonça Filho.
Mais do que um roteiro turístico, a iniciativa transforma o Recife em uma experiência narrativa, onde passado, presente e cinema se encontram.
Para quem deseja ir além da tela e caminhar pelos cenários que encantaram o mundo, a rota cinematográfica é um convite direto para descobrir a alma cultural da capital pernambucana.
Fontes: Embratur
















