No feriadoNovidades e TurismoPasseios e Viagens
Tendência

Chapada dos Veadeiros no feriado: onde ficar

Destino em Goiás atrai viajantes que buscam silêncio, natureza e bem-estar no Carnaval

Enquanto o Carnaval atrai foliões para grandes centros urbanos com festas e blocos, a Chapada dos Veadeiros, Goiás, chama a atenção de turistas que buscam destinos para fugir do Carnaval.

Por essa razão, a região aposta em experiências de ecoturismo, reconexão e descanso, ideais para quem procura passar o feriado em silêncio, longe da folia tradicional.

Cachoeira no Caminho da Lua, em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros.
Cachoeiras de Alto Paraíso atraem visitantes em busca de contato com a natureza. Crédito: Divulgação VisitVeadeiros

As opções vão de trilhas e cachoeiras a vivências de bem-estar e contato com culturas ancestrais.

Dessa forma, a Chapada dos Veadeiros reforça sua vocação para o turismo em Goiás, com um cenário voltado tanto para quem planeja uma viagem de carro quanto para viajantes que desejam desacelerar durante o feriado.

Siga com o Dfolga e descubra por que o Carnaval na Chapada dos Veadeiros vale a pena!

Onde passar o Carnaval em silêncio no Brasil?

Localizada no coração do Cerrado brasileiro, a Chapada dos Veadeiros é referência em ecoturismo no Brasil, reunindo parques, reservas naturais e comunidades tradicionais.

Durante o Carnaval, o destino se transforma em refúgio para quem prioriza tranquilidade, experiências sensoriais e conexão profunda com a paisagem natural.

Cidades como Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante concentram boa parte das atrações e funcionam como base para diferentes roteiros.

Isso inclui um bom Roteiro Chapada dos Veadeiros 4 dias, ideal para o feriado prolongado.

De acordo com Mércia Miranda, presidente da Associação Veadeiros, as vivências na região se tornam ainda mais significativas durante o período carnavalesco.

“A Chapada sempre foi um território de acolhimento para quem busca equilíbrio, contato com a natureza e experiências transformadoras. No Carnaval, isso fica ainda mais evidente”, afirma.

Confira abaixo opções de onde ficar na Chapada dos Veadeiros!

Céu noturno estrelado na Chapada dos Veadeiros, ideal para astroturismo e observação astronômica.
Céu estrelado da Chapada dos Veadeiros favorece experiências de astroturismo. Crédito: Divulgação VisitVeadeiros

Alto Paraíso: base do ecoturismo na Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso de Goiás é um dos principais pontos de apoio para quem busca destinos de ecoturismo para o feriado de fevereiro, combinando natureza, terapias integrativas e gastronomia saudável. Principais experiências na região:

  • Trilhas ecológicas e caminhadas contemplativas
  • Cachoeiras de fácil acesso para relaxamento
  • Vivências de meditação, yoga e terapias holísticas
  • Observação do céu noturno em observatório local

Para quem se interessa por astronomia, as programações permitem observar planetas, constelações e fenômenos celestes em um ambiente protegido da poluição luminosa.

Em Alto Paraíso, o visitante pode conhecer o céu por meio de um observatório bem equipado, ampliando o contato com a natureza também durante a noite.

A cidade também oferece uma ampla gama de pousadas na Chapada dos Veadeiros, ideais para quem busca descanso absoluto durante o Carnaval.

Vila de São Jorge: natureza e tranquilidade no Carnaval

A Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mantém um ritmo tranquilo e forte identidade cultural.

Sem dúvida, é uma escolha certeira para quem procura onde passar o Carnaval tranquilo. Confira alguns passeios e atividades mais procurados:

  • Trilhas no Parque Nacional
  • Banhos em cachoeiras de águas cristalinas
  • Caminhadas ao pôr do sol
  • Observação da fauna e flora do Cerrado

“São Jorge atrai visitantes que valorizam experiências autênticas e um ritmo mais calmo, muito conectado à natureza”, destaca Mércia Miranda.

Cavalcante e as melhores cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

Cavalcante é conhecida por suas paisagens intocadas e por abrigar algumas das melhores cachoeiras da Chapada dos Veadeiros para relaxar, além de experiências culturais ligadas à comunidade Kalunga.

As vivências conduzidas no território unem trilhas, banhos de cachoeira, práticas de respiração, meditação e rituais ancestrais, além do contato com a culinária e o artesanato local.

“Essas vivências convidam à reverência ao território e aos saberes tradicionais, criando uma experiência profunda e transformadora. O turismo aqui não é sobre consumo rápido da paisagem, mas sobre sentir o Cerrado, respeitar seus ritmos e sair renovado”, acrescenta Miranda.

Outro destaque é a RPPN Vale das Araras, área preservada de Cerrado onde o visitante percorre trilhas, poços naturais e cachoeiras, em experiências sensoriais entre a vegetação nativa.

Destaques da região:

  • Cachoeiras em áreas de Cerrado preservado
  • Trilhas interpretativas e poços naturais
  • Vivências culturais no território Kalunga
  • Observação do céu em áreas de baixa poluição luminosa

No interior do município está o céu mais escuro da Chapada dos Veadeiros, classificado como Bortle 1, o mesmo do deserto do Atacama, tornando Cavalcante uma excelente opção para observações noturnas.

A região também é ideal para quem planeja uma viagem de carro à Chapada dos Veadeiros, combinando autonomia e paisagens únicas ao longo do trajeto.

Experiências sensoriais e turismo consciente

Na Rota Viva Veadeiros, ganham destaque atividades voltadas ao bem-estar e à desaceleração, como o Banho de Cerrado, inspirado no shinrin-yoku japonês.

Além de práticas de respiração, meditação e contemplação da paisagem.

“A Rota Viva Veadeiros reflete a vocação do destino para o cuidado, o bem-estar e a relação respeitosa com a natureza e as comunidades locais. Esse encontro amplia o sentido da viagem e reforça a importância de um turismo consciente, que valoriza identidade, memória e território”, acrescenta Miranda.

Chapada dos Veadeiros: um Carnaval para reconectar

Natureza preservada, silêncio, espiritualidade e experiências transformadoras fazem da Chapada dos Veadeiros um dos principais destinos do ecoturismo no Brasil durante o Carnaval.

Para quem se pergunta quando é a melhor época para ir para Chapada dos Veadeiros, a resposta está na possibilidade de viver folgas, férias e feriados em outro ritmo, respeitando o tempo da natureza e o próprio tempo interior!

Compare Passagens Aéreas para Chapada dos Veadeiros

>

Fontes: Conexão Press; Skyscanner; Civitatis; uTimeOff.

Larissa Biondi

Jornalista e redatora do dfolga. Acredito que toda folga fica melhor com boas histórias — e é sobre isso que escrevo: viagens, eventos, turismo e entretenimento.
0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Comentários embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá!Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios em nosso site. Embora entendamos que você queira ter uma experiência livre de anúncios, gostaríamos de lembrar que os anúncios são uma das principais fontes de receita que nos permitem continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente. Ao desativar seu bloqueador de anúncios em nosso site, você nos ajuda a manter nossa operação funcionando e nos permite continuar oferecendo um serviço de qualidade a todos os nossos usuários.Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo!