No dia 24, a praça Armando Salles de Oliveira, no entorno do Parque Ibirapuera, recebe duas instalações artísticas interativas que propõem reflexões sobre adoção responsável, cuidado com os animais e bem-estar emocional.
Idealizadas pelo artista Eduardo Baum, as obras integram a campanha Histórias que Criam Laços e convidam o público a repensar a relação entre humanos e pets.

As instalações gigantes “Abrigo de Histórias” e “Círculo de Paz” reúnem relatos compilados pelo jornalista Chico Felitti e oferecem um espaço de convivência e interação para adultos e crianças.
A programação inclui ainda feiras de adoção e apresentações teatrais ao longo da campanha. Continue para saber mais sobre a programação na região do Ibirapuera!
Instalações convidam o público a refletir sobre afeto
Entre as instalações da campanha, o “Abrigo de Histórias” surge como destaque.
A escultura inflável de 5 metros de altura, em formato de livro entreaberto, funciona como um túnel imersivo, onde os visitantes poderão ler os relatos compilados por Chico Felitti e conhecer também a escultura de um cachorro que se abriga entre as páginas do livro.
A intervenção propõe estimular a empatia e o acolhimento, convidando o público a refletir sobre escolhas responsáveis e a relação com os animais.
A segunda instalação, chamada “Círculo de Paz”, é outra escultura gigante. Neste caso, um gato adormecido surge como um mobiliário público de design.
Além de contemplá-la, o público também pode interagir com a obra. Isso porque a cauda espessa do gato gigante é também um sofá circular.
“O ‘Abrigo de Histórias’ é uma obra inspiradora que reflete o afeto, o abandono e a esperança de quem ainda busca um lar” conta Eduardo Baum.
“Já o ‘Círculo da Paz’ propõe um gesto simbólico contra a epidemia contemporânea da solidão, o isolamento emocional, e exalta o papel central que os pets exercem contra ela ao conectar o tutor com sentimentos amorosos, de acolhimento e ternura”, completa.
As instalações são realizadas em parceria com a campanha da Cobasi, “Histórias que Criam Laços”, que integra as comemorações de 40 anos da marca.
E o melhor: podem ser visitadas gratuitamente até 1º de fevereiro, na Praça Armando de Sales Oliveira (Monumento às Bandeiras), na Vila Mariana.

Programação completa da campanha no Ibirapuera
As instalações de Eduardo Baum na praça também serão acompanhadas por outras atividades e ações. Confira:
- Atividades infantis: 24 e 25/01, 31/01 e 01/02, das 9h às 18h;
- Feiras de adoção: 24 e 25/01, 31/01 e 01/02, das 10h às 17h.
As atividades infantis contam com cenas teatrais do artista Cláudio Carneiro. As pequenas peças são inspiradas no cotidiano dos animais de estimação e humanos.
Além disso, também serão realizadas performances silenciosas e mímicas que interagem com o sofá-gato como um ser vivo gigante.
Por fim, a roda de histórias “Debaixo do Bigode” é dedicada à leitura de livros infantis sobre animais, amizade e respeito à natureza.
Já as feiras de adoção ocorrerão ao lado do “Abrigo de Histórias”, onde ONGs que atuam com o resgate de animais em situação de vulnerabilidade levarão o propósito da campanha para além da contemplação.
Assim, o espaço possibilitará que os visitantes adotem e ressignifiquem a história de um animal.
Programação gratuita para curtir a folga no Ibirapuera
Em meio aos dias de folga e ao ritmo mais desacelerado do início do ano, a programação da campanha Histórias que Criam Laços surge como um convite para ocupar o espaço público de forma sensível e afetuosa.
As instalações no entorno do Parque Ibirapuera oferecem uma experiência que une arte, convivência e reflexão, ideal para quem busca atividades ao ar livre e momentos de pausa na rotina da cidade.
Com acesso gratuito, o evento também é uma forma de transformar o tempo livre em encontros significativos. Aproveite o passeio e permita-se olhar com mais atenção para os laços que criamos!
Fontes: Parque Ibirapuera, Agência Lema, BA1 Produções Artísticas











