Novidades e TurismoPasseios e Viagens
Tendência

Brasil lidera crescimento do turismo internacional

País registra alta de 37% nas chegadas internacionais em 2025, segundo relatório da ONU Turismo

De acordo com a ONU Turismo, o Brasil foi o país que mais cresceu em turismo internacional em 2025.

Prova disso são os dados do Barômetro Mundial do Turismo (World Tourism Barometer), que mostram que o país teve um aumento de 37% na chegada de visitantes estrangeiros em comparação com o ano de 2024.

Vista aérea da praia de Trancoso, na Bahia, com mar azul, faixa de areia e coqueiros.
Praia de Trancoso, na Bahia, destaca os atrativos naturais que impulsionam o turismo internacional no Brasil. Foto: Getty Images

Nesse cenário, o Brasil superou destinos tradicionais, ficando à frente de países como Egito, Marrocos e Ilhas Seychelles, que também apresentaram crescimento expressivo no mesmo período analisado.

Assim, o resultado alcançado reforça o papel estratégico do turismo internacional como motor de desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da imagem do país no exterior.

Continue a leitura e entenda os fatores que impulsionaram o desempenho do Brasil no turismo internacional!

ONU destaca avanço do Brasil no turismo internacional

De acordo com o relatório da ONU Turismo, entre janeiro e dezembro de 2025, mais de 9,3 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil.

Tal resultado foi um recorde histórico, que superou a meta anual de 6,9 milhões prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.

No mesmo período, mais de 1,5 bilhão de pessoas viajaram internacionalmente em todo o mundo, sendo aproximadamente 60 milhões a mais do que em 2024.

Enquanto as Américas como um todo registraram um crescimento médio de apenas 1% e a América do Sul avançou 7%, o Brasil conseguiu se destacar com um desempenho muito acima da média global.

Para a ONU Turismo, o resultado não é pontual, mas consequência de um posicionamento consistente, apoiado na ampliação da conectividade aérea, na qualificação dos produtos turísticos e na adoção de políticas sustentáveis.

O Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, avalia que o avanço do turismo internacional no Brasil confirma o protagonismo do setor como ferramenta estratégica.

Além disso, ele reflete a diversidade de atrativos do país, elemento cada vez mais presente no desejo do turista internacional.

“O Brasil tem atrativos como nenhum outro destino no mundo e isso atrai o desejo do turista de fora, de conhecer as nossas belezas, a nossa cultura, nossa gastronomia e o nosso povo. O Brasil está pronto para receber ainda mais visitantes neste ano”, comemora o ministro.

Passaportes brasileiros sobre tecido verde e amarelo ao lado de chapéu e óculos de sol.
Passaportes brasileiros e itens de viagem ilustram o fortalecimento do turismo internacional. Foto: Getty Images

Reposicionamento da imagem impulsiona o turismo

Por trás das conquistas no setor de turismo está uma mudança estratégica na forma como o Brasil se apresenta ao mundo.

De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, esse crescimento é fruto de um trabalho técnico focado em determinadas estratégias.

Entre elas, estão a valorização da diversidade de destinos, programas sólidos de sustentabilidade e conectividade aérea.

“Hoje o turismo é um dos maiores motores de desenvolvimento e geração de empregos e o mundo olha para o Brasil com desejo e confiança. Reposicionamos o país no mundo, valorizando nossa diversidade, sustentabilidade e experiências únicas”, afirmou.

Por meio deste posicionamento, foi possível fortalecer a imagem do Brasil como um país plural e seguro para receber visitantes.

Dessa forma, essa abordagem tem ampliado a permanência média dos turistas e estimulado a visita a novos destinos além dos tradicionais.

Heitor Kadri, diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas no Brasil, destaca ainda a consistência dessas medidas:

“Esse resultado não é episódico: reflete um posicionamento consistente do país, apoiado pela ampliação de rotas, qualificação de produtos e alinhamento com políticas de turismo sustentável”.

Sendo assim, a promoção integrada entre governos, setor privado e organismos internacionais contribuiu para aumentar a confiança do mercado global.

Como resultado, o Brasil ampliou suas rotas aéreas e fortaleceu a competitividade frente a outros destinos emergentes.

Turismo como vetor de desenvolvimento econômico

O avanço do turismo internacional no Brasil confirma o protagonismo do setor como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico e social.

Por isso, o crescimento das chegadas internacionais impulsiona cadeias produtivas locais, fomenta a geração de empregos e amplia a circulação de renda em diferentes regiões do país.

Ainde de acordo com a ONU Turismo, o cenário é promissor para os próximos anos, especialmente em linha com as diretrizes do Plano Nacional de Turismo, que prioriza sustentabilidade, inovação e inclusão.

Então, com resultados consistentes e reconhecimento internacional, o Brasil consolida sua posição como um dos principais destinos turísticos globais.

Fontes: Ministério do Turismo

Larissa Biondi

Jornalista e redatora do dfolga. Acredito que toda folga fica melhor com boas histórias — e é sobre isso que escrevo: viagens, eventos, turismo e entretenimento.
0 0 votos
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Comentários embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá!Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios em nosso site. Embora entendamos que você queira ter uma experiência livre de anúncios, gostaríamos de lembrar que os anúncios são uma das principais fontes de receita que nos permitem continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente. Ao desativar seu bloqueador de anúncios em nosso site, você nos ajuda a manter nossa operação funcionando e nos permite continuar oferecendo um serviço de qualidade a todos os nossos usuários.Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo!